Cotidiano

Em caso de impeachment, Bolívia ameaça chamar de volta embaixador

BRASÍLIA – Em sua conta no Twitter, o presidente da Bolívia, Evo Morales, disse nesta que, se a presidente afastada Dilma Rousseff for definitivamente destituída do cargo pelo Congresso, ele convocará seu embaixador de volta a La Paz. Esse tipo de atitude demonstra a insatisfação de determinado país em relação a outro.

“Se o golpe parlamentar contra o governo democrático de Dilma prosperar, a Bolívia convocará seu embaixador. Defendamos a democracia e a paz”, disse o líder boliviano.

“O único juiz que pode sancionar a conduta política de um presidente é seu povo. Os outros cumprem o vergonhoso encargo do império”, afirmou.

O presidente da Bolívia conclamou a Organização dos Estados Americano (OEA) a agir em defesa de Dilma. Ele atacou o secretário-geral do organismo, Luis Almagro:

“Onde está Almagro? Quando se conspira contra governos democráticos de esquerda não há Almagro, que só aparece para defender a direita”.

Morales chamou Dilma de “irmã”. Afirmou ser solidário ao que ela está passando, “um processo injusto”.

“Os ex-presidentes de direita são favorecidos com um manto de impunidade. Aos presidentes de esquerda, perseguição judicial e escárnio” , disse.

“Antes, os golpes de Estado eram executados por militares imperialistas. Hoje, os golpes são congressistas, judiciais ou midiáticos”.