Cotidiano

Em Cascavel meta é de vacinar 84.481 pessoas

Campanha nacional de imunização começou hoje e segue até o dia 26 de maio

"Contra a gripe, seu escudo é a vacinação" é o slogan da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que começou hoje (17) e segue até o dia 26 de maio. Em Cascavel, a meta é imunizar 84.481 pessoas que fazem parte do público-alvo, que inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Uma novidade para 2017 e a inclusão, pelo Ministério da Saúde, de professores das redes pública e privada que comprovadamente estão na ativa no ensino fundamental, médio e superior. No Paraná, esse público é estimado em 144 mil profissionais, totalizando 3,1 milhões de pessoas para receber a vacina no Estado. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde de Cascavel, Cristina Carnaval, para receber a dose o professor deve levar à unidade de saúde a declaração assinada pelo diretor do estabelecimento de ensino e apresentar documento de identificação com foto.
 
"Vamos vacinar apenas os professores que apresentarem a declaração da instituição de ensino em que trabalha, conforme ofício que foi encaminhado pela Secretaria de Saúde à Secretaria de Educação e ao Núcleo de Educação, a qual deverá ser apresentada no ato da vacinação e que ficará arquivada para controle da Campanha, uma vez que a orientação do Ministério da Saúde é específica apenas para docentes e na ativa", disse a coordenadora.
 
O secretário de Saúde, Rubens Griep, explica que a estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo para a vacinação no Brasil, "uma vez que a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, que são as pessoas que compõem o público-alvo principalmente, ou seja, crianças, idosos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais".

Este ano, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, está lançando a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. "As pessoas podem procurar a unidade de saúde mais próxima da residência no horário normal de funcionamento. No dia 13 de maio haverá o Dia D em todo o Brasil, quando todas as unidades atenderão das 8 às 17 horas para intensificar a campanha", detalha o secretário.
 
Onde receber a dose
De hoje (17) até o dia 26 de maio as pessoas com direito à dose podem procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde), cujo  atendimento é das 7 às 19 horas ou uma USF (Unidade de Saúde da Família), cujo funcionamento é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.As UBS do Santa Cruz e do Floresta atendem das 7 às 22 horas.
Em todas as unidades, no Dia D – 13 de maio – o atendimento será das 8 às 17 horas.
 
Sistema Prisional
Da meta em Cascavel, cerca de 5 mil doses serão destinadas ao sistema prisional, que é composto pela 15ª Subdivisão Policial, a PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), a PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel), o Cense I e II. A imunização será na próxima semana em todos os locais.

Na 15ª a equipe da UBS Pacaembu ficou responsável pela vacinação; a PEC conta com equipe da Secretaria de Saúde (médico, enfermeiro e técnico de enfermagem) diariamente e nos demais locais a secretaria dará apoio (fornecimento das doses e material).
 
Sobre a Influenza
A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete 5 a 10% dos adultos e 20 a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos, no mundo. A doença pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C.