Política

Em Cascavel, 15 candidatos a vereador ocupam cargos públicos

Constam nos quadros do Executivo municipal ao menos 16 nomeados que concorreram a uma cadeira no Legislativo no pleito de 2020

Em Cascavel, 15 candidatos a vereador ocupam cargos públicos

Quatro meses do início da atual legislatura, muitos dos vereadores que não foram reeleitos ano passado seguem ocupando cargos públicos. Sem espaço na Câmara de Cascavel, eles foram nomeados em cargos comissionados da prefeitura.

Constam nos quadros do Executivo municipal ao menos 15 nomeados que concorreram a uma cadeira no Legislativo no pleito de 2020. Eles ocupam cargos de secretários até estagiário. As nomeações ocorreram de 1º de janeiro até 8 de abril de 2021.

Dos ex-vereadores que não alcançaram a reeleição, cinco foram nomeados pelo prefeito Leonaldo Paranhos. Carlos de Oliveira (Carlinhos) foi nomeado como gerente na divisão de Esporte e Lazer e, agora, deve ocupar a vaga de diretor na mesma secretaria. Josué Oliveira é assessor especial no gabinete do prefeito. Outro vereador que não conseguiu se reeleger e agora ocupa cargo de comissão é Roberto Parra, assessor técnico na Coordenadoria Municipal da Defesa Civil. Rafael Brugnerotto e Misael Junior já ocuparam cargos em comissão no início do segundo mandato de Paranhos, mas ambos se afastaram e voltaram para a Câmara. Misael ocupa a cadeira de vereador durante a licença de Alécio Espinola, afastando por problemas de saúde, e Brugnerotto foi chamado para a Comissão de Constituição e Justiça.

Reeleito, Nei Haveroth foi nomeado como secretário de Meio Ambiente.

Candidatos

Além dos ex-vereadores, a Prefeitura de Cascavel também nomeou outros candidatos que não conseguiram vaga no Legislativo.

O atual secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi, voltou ao cargo após a derrota nas urnas em novembro do ano passado.

Mauri Schaffer, que também foi candidato, foi nomeado coordenador Comunitário no Território Cidadão; Crysthofour de Almeida, o Fão, foi nomeado gerente de divisão no mesmo programa de Mauri. Após a eleição de 2020, Desciré Doneda retornou ao gabinete do prefeito Paranhos. Valmir Rahmeier, o Pakinha, foi nomeado como diretor de departamento.

Também sem sucesso nas urnas, Rafael Tortato ocupa o cargo de diretor no departamento de política sobre drogas. Madson de Oliveira foi nomeado coordenador estratégico do Território Cidadão. Valmir Neves, o Paçoca, está nomeado como assessor de planejamento na Semdec. Edson Rodrigues é o presidente da Fmec.

Matéria alterada no dia 06/05/2021 às 15h38 para atualização de informação.

Contrato cancelado e nome errado: são 15 candidatos a vereador nomeados na prefeitura, não 17

O Jornal HojeNews publicou na edição do dia 1º de maio a matéria “Em Cascavel, 17 candidatos a vereador ocupam cargos públicos”, na qual apresenta um levantamento feito a partir do Portal da Transparência da prefeitura de nomeados cinco meses após as últimas eleições. A reportagem foi publicada no site do Jornal O Paraná na dia 2 de maio.

O assunto ganhou ampla repercussão e dois dos citados na reportagem entraram em contato para alertar para informações incorretas.
Eduardo Laurentino (Republicanos) disputou as últimas eleições para um cargo a vereador, mas não foi eleito. A reportagem informa que ele teria sido nomeado em um cargo comissionado, mas, na verdade, trata-se do seu filho, Eduardo Laurentino Junior, que ocupa o cargo de assessor de planejamento na Secesp (Secretaria de Cultura e Esporte de Cascavel).

O outro ex-candidato citado e que não ocupa cargo público é Conrado Lara (PSC). Na reportagem, consta que Lara estava atuando como estagiário na área de TI da Secretaria de Saúde. Lara procurou o jornal e esclareceu que havia realizado uma entrevista para ocupar a vaga, mas que não deu prosseguimento nas tratativas.

A prefeitura informou que Lara fez todo o encaminhamento para a contratação e que o contrato chegou a ser homologado, contudo, foi cancelado, por isso o nome dele consta no Portal da Transparência da prefeitura.

Hoje, Conrado Lara desenvolve diversos trabalhos públicos, mas todos voluntários e sem remuneração, como vice-presidente da Appaf do Ceep (Gestão 2009), membro do Colegiado do curso de Licenciatura em Química IFPR Cascavel (Gestão 2018-2020), membro do Codic (Colégio Dirigente do Campus Cascavel IFPR) 2018-2021, presidente do DCEC-IFPR (Diretório Central dos Estudantes de Cascavel do IFPR) 2019-2021, conselheiro do Consup (Conselho Superior do IFPR) 2020-2021, Jovem Embaixador Internacional IFPR, coordenador do Projeto Jovens Embaixadores IFPR, vice-presidente da APPS da Escola Municipal Dulce Andrade Siqueira Cunha, membro do Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Cascavel.

Segunda matéria sobre os nomeados com dados atualizados inserida às 16h22 do dia 06/05/2021.