Economia

Em carta, governadores atacam Petrobras sobre preço dos combustíveis

O documento foi assinado por pelo menos três governadores aliados de Bolsonaro

Em carta, governadores atacam Petrobras sobre preço dos combustíveis

Brasília – Sem fazer ataques diretos ao presidente Bolsonaro, governadores de 19 estados, mais o Distrito Federal, apontaram a Petrobras como “culpada” pela elevação do preço dos combustíveis ao consumidor. Eles contestaram o “discurso oficial” de que as altas constantes nos preços da gasolina, diesel e gás natural, além do etanol, sejam decorrentes do peso do ICMS – imposto estadual.

De acordo com a carta dos governadores, o preço alto é resultado da política da Petrobras que repassa os reajustes com base nas oscilações do barril de petróleo no mercado internacional. Segundo a carta divulgada pelos governadores, neste início de semana, o discurso do Executivo Federal cai por terra diante do fato de que o ICMS que incide sobre combustíveis não teve qualquer aumento em nenhum estado brasileiro nos últimos 12 meses, enquanto o preço cobrado à população aumentou 40% no período. “Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”, diz a carta.

O documento foi assinado por pelo menos três governadores aliados de Bolsonaro: Cláudio Castro (RJ), Romeu Zema (MG) e Ibaneis Rocha (DF). Outra sete governadores aliados do presidente não assinaram o documento: Ratinho Júnior (Paraná), Carlos Moisés (Santa Catarina), Wilson Lima (Amazonas), Marcos Rocha (Rondônia), Antônio Denarium (Roraima), Gladson Cameli (Acre) e Mauro Carlesse (Tocantins).

Íntegra da nota dos governadores

“Os governadores dos entes federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum Estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período. Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema.

Brasília, 19 de setembro de 2021.”