Cotidiano

Em carta aberta, estudantes defendem permanência de Alexandre de Moraes

SÃO PAULO – Em carta aberta, estudantes de pelo menos quinze universidades paulistas saíram em defesa do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, cuja renúncia foi pedida por mais de 100 advogados e juristas em manifesto divulgado pelo Centro Acadêmico XI de Agosto na quarta-feira, que representa alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

O documento, organizado por um estudante de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e assinado por cerca de 200 alunos, critica a decisão de alguns membros do Centro Acadêmico XI de Agosto de pedir ?irresponsavelmente? a renúncia de Moraes e afirma que desconsiderar a responsabilidade dos 13 anos de governo federal, que se encerrou com a saída da ex-presidente Dilma Rousseff, prova o ?casuísmo da crítica?.

?Ao longo de todos os seus governos, nem Lula nem Dilma tiveram o compromisso e a coragem política de encarar de frente o problema da segurança pública, ou de problematizar a viabilidade de novas vagas, com dignidade aos presos. A preocupação não é com medidas permanentes de afirmação dos direitos humanos, mas sim com a projeção de velhos nomes e grupos – depois de suas gestões, desacreditados – de volta para a política democrática?, diz um trecho do manifesto.

Para Gustavo Alvoreda, membro do movimento estudantil Viração da FGV, que organizou a carta, não é possível responsabilizar Moraes pelos recentes massacres já que o atual governo assumiu recentemente.

? Não resolveram o problema da situação carcerária, que é deplorável mesmo, em 13 anos. Agora, eles querem atacar um governo de 8 meses. Na minha leitura, é um pouco oportunista ? disse ele.

Além de alunos da FGV, também assinam estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdades Metropolitanas Unidas e também da própria Universidade de São Paulo, entre outras.