Cotidiano

Em carta, 120 militares se opõem a Trump por mudanças no Orçamento

64915514_Smoke rises after an air strike by US aircraft on positions during an ongoing an operat.jpgRIO – A proposta de Donald Trump de elevar o orçamento para as Forças Armadas, ao mesmo tempo em que diminuiria os repasses para órgãos como o Departamento de Estado e programas de ajuda externa, ganhou a oposição de 120 militares aposentados, signitários de uma carta enviada a parlamentares. Links Trump/militares

Entre generais e almirantes aposentados que assinam o manifesto, estão nomes tão importantes quanto o antigo diretor da agência de inteligência CIA David Petraeus e o ex-chefe das Forças Armadas George Casey. Eles ressaltam a importância de ações governamentais que vão além de atividades militares em campo.

“Sabemos por nosso serviço com armas que muitas das crises que nossa nação enfrenta não têm apenas uma solução militar. E isto inclui desde fazer frente à violência extremista de grupos como o ISIS no Norte da África ou no Oriente Médio até prevenir pandemias como a de ebola ou estabilizar Estados debilitados e frágeis que podem detonar a instabilidade”, diz a carta.

Para os signatários, o serviço diplomático e as agências de cooperação, como a Usaid, são essenciais para a manutenção da ordem mundial e da paz: “São fundamentais para prevenir o conflito e reduzir a necessidade de enviar nossos homens e mulheres ao front“.

Nesta segunda-feira, Trump anunciou um “aumento histórico” no orçamento das Forças Armadas, em cerca de 9,3%. É o maior crescimento em uma década.

“Os miliares podem conduzir a luta contra o terrorismo no campo de batalha; mas necessitam de parceiros civis fortes no combate contra os indutores do extremismo”, indica a carta.