Cotidiano

Em Cannes, Pedro Almodóvar comenta nome nos Panama Papers

Links Cannes 17/5CANNES ? Em Cannes para promover ?Julieta?, exibido nesta terça-feira (17) na competição da 69ª edição do festival, Pedro Almodóvar não conseguiu se livrar da inevitável pergunta: a aparição do nome do diretor espanhol e de seu irmão, o produtor Augustín, no escândalo conhecido como Panama Papers, que revelou contas secretas de políticos e celebridades em paraísos fiscais, atrapalhará a carreira dos realizadores e do novo filme? No início de abril, quando os documentos se tornaram públicos, Almodóvar chegou a cancelar os eventos de lançamento do longa-metragem na Espanha.

? Meu nome e o do meu irmão estão entre os menos importantes que aparecem na relação dos Panama Papers. Se fizessem um filme sobre o tema, sequer seríamos figurantes. Mas a imprensa espanhola nos tratou como protagonistas do episódio ? ironizou o cineasta de 66 anos, durante a coletiva de imprensa que se seguiu à projeção de ?Julieta?. ? O essencial é que isso não impeça o público de assistir ao filme.

Recebido com pouco entusiasmo pela plateia de jornalistas em Cannes, ?Julieta? devolve o diretor ao território do melodrama protagonizado por personagens femininos. O filme é uma adaptação de três contos da autora canadense Alice Munro, vencedora do Nobel de Literatura, e é centrado na figura da personagem-título, assombrada pela fuga da filha adolescente, 12 anos antes. A trama tenta imprimir algum mistério, mas é sabotada pela artificialidade de algumas situações.

Menos sorte teve ?Personal shopper?, do francês Olivier Assayas, vaiado durante a sessão para a imprensa. O novo filme do diretor de ?Acima das nuvens? (2014) é uma experiência no gênero terror psicológico, no qual Kristen Stewart interpreta Maureen, jovem médium que trabalha como assistente pessoal de uma celebridade, em Paris. Ao mesmo tempo em que escolhe e compra roupas e joias de grifes para a chefe, ela usa sua sensibilidade para fazer contato com o irmão gêmeo, que faleceu semanas antes. “Julieta”, la nueva película de Pedro Almodóvar – Trailer oficial

? Temos nossa imaginação, que é muito solitária, e temos pessoas que perdemos, nossas memórias. Acho que Maureen procura por passagens entre esses dois mundos ? disse Assayas.

* Carlos Helí de Almeida está hospedado a convite do Festival de Cannes