Cotidiano

Em Campos, candidato da família Garotinho é derrotado no primeiro turno

RIO ? Com 99,52% dos votos já apurados, o resultado da eleição para prefeito em Campos, no Norte Fluminense, decretou o fim de oito anos do clã Garotinho no poder. O candidato de oposição à família, o jovem vereador Rafael Diniz (PPS), de 33 anos, foi eleito com 55,25% dos votos válidos, eliminando, portanto a necessidade de um segundo turno. Em segundo lugar, com 29,84% dos votos, ficou o médico Dr.Chicão, primo do ex-governador Anthony Garotinho, e atual vice-prefeito de Rosinha.

O período pré-eleitoral em Campos foi turbulento, principalmente depois que, no dia 23 de setembro, uma operação da Polícia Federal terminou com a prisão da secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Ana Alice Ribeiro. As suspeitas são de que o programa Cheque Cidadão ? que concede um auxílio de R$ 200 para famílias de baixa renda ? estivesse sendo usado com fins eleitorais, para compra de votos. A prefeitura afirma que a concessão do benefício é periodicamente auditada e que nenhuma irregularidade foi detectada.

Seis candidatos entraram na disputa pela prefeitura de Campos. Caio Vianna (PDT) teve 11,4% dos votos válidos. Nildo Cardoso (DEM) ficou com 1,98%. O deputado estadual e ex-aliado de Garotinho Pudim (PMDB) teve apenas 0,79%. O útlimo colocado foi Rogério Matoso (PPL), com 0,73%.