Cotidiano

Em busca de emprego

Uma das metas de muitos cascavelenses para 2018 é conseguir um emprego e isso reflete no movimento logo pela manhã na Agência do Trabalhador na cidade.

Embora o mercado de trabalho tenha enfrentando momentos difíceis, a expectativa é de que o cenário possa ser revertido a partir deste mês. “Temos 175 vagas em aberto em todas as áreas”, afirma a gerente da agência do trabalhador de Cascavel, Marlene Crivelari.

Ela complementa que a demanda por emprego ainda é grande, pelo fato de que muitos candidatos não atenderem a requisitos mínimos exigidos pelas empresas. “Muitos não concluíram o ensino fundamental, e a escolaridade é algo fundamental”, explica.

Paulo Pereira Dias era uma das pessoas que na tarde de ontem foram busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Sem ter carteira assinada desde 2016, ele conseguiu o sustento com trabalhos diários, mas espera conseguir algo estável. “Procuro vaga para ajudante na construção civil, mas se não encontrar vou tentar oportunidade em alguma serralheria ou em frigorífico”, comenta Dias.

Expectativa

Com todos os documentos em mãos, Samuel Charava também permanecia na expectativa de ter alguma vaga encaminhada. “Estou desempregado há mais de seis meses e o ano passado foi muito difícil. Pretendo conseguir emprego em um frigorífico”, diz ele.

Rotatividade

De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) Cascavel encerrou o mês de novembro com saldo negativo, diante de 3.520 admissões e 3.583 demissões.

“Percebemos que muitos funcionários têm permanecido por pouco tempo no emprego. Embora os dados do Caged oscilem bastante de um mês ao outro, acredito as pessoas precisam seguir confiantes no trabalho, pois as empresas oferecem oportunidades”, ressalta Marlene.

A agência em Cascavel está localizada na Rua Paraná nº 3648 atende de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.