Cotidiano

Em breve, Toledo receberá Estações de Sustentabilidade

Toledo – Nesta sexta-feira (13), na sala de Pregões da Prefeitura de Toledo ocorre a licitação na modalidade pregão presencial, do tipo menor preço, visando à seleção de propostas para a aquisição de Estações de Sustentabilidade adaptadas de Contêiner Marítimo. A Estação será disposta para materiais de coleta seletiva e instalada nas áreas rurais e urbanas do município. O investimento é firmado entre o Município e a AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento), em um montante de R$ 368.532,60.

As empresas que vão concorrer ao processo licitatório devem estar de acordo com o edital de licitações 135 de 2018. A novidade chegará ao Município em até 90 dias, a partir do 15º dia da assinatura do contrato com a empresa ganhadora.

As estruturas dos contêineres possui vida útil vencida e serão adaptadas para a nova função a favor do meio ambiente. O principal objetivo de ter uma ação como essa no Município é a reeducação cultural da população em relação ao lixo reciclável, criando uma ideia de responsabilidade para fazer a separação do seu próprio lixo e colocar ele no local correto.

Segundo o secretário de Meio Ambiente Neudi Mosconi, as estações fazem parte de um programa de sustentabilidade que a secretaria realiza em Toledo. “O Município tem ganhado muito destaque quando o assunto é meio ambiente. A implementação das Estações de Sustentabilidade irá proporcionar mais uma atividade para que Toledo chegue 100% na coleta seletiva”, destaca.

Mosconi ainda ressalta que o Município realiza diversas ações para melhorar a ideia de coleta seletiva. “Além das estações, Toledo faz a reforma da Central de Reciclagem, finaliza o Edifício de Triagem, a aquisição de dois caminhões por meio do Águas Paraná e mais dois pela Itaipu. São essas ações que favorecem os moradores dos distritos e da região urbana da cidade”, frisa o secretário.

Locais

As Estações de Sustentabilidade serão colocadas nas áreas rural e urbana. Os distritos de Ouro Preto, Vila Ipiranga, Vila Nova, Novo Sobradinho, São Luiz do Oeste, Concórdia do Oeste, Boa Vista, Bom Principio, Dez de Maio, Dois Irmãos, Novo Sarandi, e Cerro da Lola serão contemplados.

Já na região urbana, as estruturas serão fixadas no Parque Luiz Claudio Hoffmann (Parque do Povo), no Parque Ecológico Diva Paim Barth e no pátio da Prefeitura de Toledo.