Esportes

Em Brasília, pai de Neymar defende o craque das acusações de sonegação

img20160517172338626185.jpgNeymar da Silva Santos, o pai do craque Neymar, do Barcelona, defendeu o filho das acusações de sonegação de impostos ao falar nesta terça-feira à CPI da Máfia do Futebol, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Devido a uma cirurgia no joelho, ele chegou de muletas e, durante as duas horas que participou da sessão, falou também sobre direitos de imagem e direitos de arena. Após a sessão, disse que começará a discutir a renovação de contrato com o Barcelona ao fim da temporada atual, que para o time catalão será no domingo, quando decidirá a Copa do Rei, contra o Sevilha.

Na audiência, o pai de Neymar foi muito questionado sobre sonegação de impostos — em setembro do ano passado, o craque teve R$ 188 milhões bloqueados pela Receita Federal.

– Eu acredito que na hora que declaramos o Imposto de Renda, você declara aquilo que você se apropria. O Neymar não se apropriou de nada, está tudo dentro da empresa. Não se pode dizer que houve simulação do contrato. Você acha que eu usaria o Santos pra simular contratos? Eu não abri uma empresa pra me apropriar de nada, pelo contrário. Eu abri a empresa pra proteger o meu filho. Se eu fizer algo errado, tenha certeza que eu estou pronto para cumprir com a lei. Só estou pedindo um pouquinho de respeito quanto ao que fizemos como família. A empresa paga todos os tributos. Essa é a grande discussão. Os impostos foram pagos em pessoa jurídica – afirmou, acrescentando que os tributos pagos em pessoa jurídica desde 2006 foram cobrados em pessoa física entre os anos de 2011 e 2013, o que teria dado a impressão de que havia sonegado impostos.

Neymar, pai, disse que conseguirá esclarecer a situação no CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), para onde o processo será encaminhado:

– Saiu agora agora da fiscalização e foi para o CARF. Agora, vamos poder nos defender da melhor maneira possível, explicar o que a gente fez.