Cotidiano

Em BH, tucano tenta vincular adversário ao PT

BRASÍLIA ? O PT chegou em quarto lugar na corrida para a Prefeitura de Belo Horizonte, mas está no centro da discussão entre os dois adversários que disputam o segundo turno na capital mineira. No primeiro debate entre os dois, na noite desta sexta, na TV Bandeirantes, João Leite, do PSDB, tentou colar a ?pecha? de petista no adversário Alexandre Kalil, do PHS. O tucano associou Kalil ao PT e ao governador de Minas, Fernando Pimentel, do PT, pelo menos 15 vezes. Kalil negou 18 vezes que tenha vínculos com o PT e com Pimentel. Esse embate permeou todo o confronto entre os dois.

? Kalil é PT. Tem o apoio do governador Fernando Pimentel…Pimentel, que é do PT, apoia Kalil. Ele tenta esconder isso ? repetiu João Leite várias vezes, o que foi negado por Kalil o tempo inteiro:

? Kalil é PT?! É o fim da picada! Quem acredita nessa barbaridade? Você só pensa obcecadamente no PT. …PT, PT, PT. Tenho cara de PT?

Kalil chamou João de ?matraca de marqueteiro?, que repete o que lhe mandam dizer. João, por sua vez, disse que Kalil ? que faz campanha com o slogan ?chega de político? ? sempre teve ligações com a política e que já foi filiado ao PSB, ao PSDB e apoiou o atual prefeito de BH, Márcio Lacerda (PSB), na sua primeira eleição, oito anos atrás.

Kalil rebateu:

? Me filiaram lá (ao PSB e ao PSDB). E apoiei o Márcio Lacerda porque os dois donos do João Leite, o Aécio Neves e o Anastasia (ex-governadores de Minas e hoje senadores pelo PSDB), me pediram pelo amor de Deus. Por causa do meu prestígio como presidente do Atlético (Kalil dirigiu o clube por seis anos). Ajoelharam nos meus pés. Suplicaram ?contou Kalil.

? Nunca te pedi nada! ? respondeu o tucano.

Para rebater as acusações de ter vínculos com os petistas, Kalil citou uma entrevista de João Leite, concedida em 2000 à ?Folha de S. Paulo?, quando disputava também a Prefeitura de Belo Horizonte. Ali, o tucano dizia ser mais ligado ao PT do que ao então presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. João Leite, que foi secretário de Esporte da gestão petista, disse à época: ?Não consigo ter essa ligação com o presidente (FHC), com a aliança que ele fez para governar. Isso está demonstrado pela nossa proposta para a cidade. Tenho trajetória e pensamentos diferentes. Tentam encontrar uma foto minha com o presidente, uma filmagem. Não existe. Essa ligação executiva que eles tentam criar eu tenho é com o PT?.

? E eu que sou ligado ao PT?! ? questionou Kalil, ontem.

O candidato do PSDB buscou justificar a declaração de 16 anos atrás:

? Já servi Belo Horizonte. Implantei o ?Caminhar?, o projeto ?Dente de leite?, as quadras abertas. Quando o PT administrou a cidade, me disseram: ?aceita, vai ajudar Beagá (Belo Horizonte)?. Passados dois anos, larguei (a secretaria) e voltei a ser deputado estadual. E rendo minhas homenagens ao Fernando Henrique ? disse João Leite.

Kalil, na sequência, reagiu:

? Você agrediu essa personalidade que é o Fernando Henrique. É preciso acabar com essa bobagem que é PT e PSDB. Os dois destruíram essa Nação.

O comentário gerou uma reação uma reação de João Leite:

? Mas você acabou de elogiar o Fernando Henrique!

Nessa disputa de segundo turno, o PT não tomou uma decisão sobre quem apoiar ou não no segundo turno. Dificilmente irá recomendar votos em alguns dos dois. Reginaldo Lopes, candidato do partido derrotado no primeiro turno, pregou o voto nulo.