Cotidiano

Em BH, novas escolas foram ocupadas após acordo com o TRE

IMG_2778.JPGBELO HORIZONTE ? Às vésperas da eleição do segundo turno em Belo Horizonte, chega a dez o número de escolas ocupadas onde funcionam seções eleitorais na capital. No meio da semana, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), lideranças estudantis e governo estadual fizeram acordo para que as eleições se dessem sem problemas nas sete escolas ocupadas até aquele momento. Uma das instituições ocupadas é a Escola Estadual Governador Milton Campos, conhecido como Colégio Estadual Central, onde votam os dois candidatos a prefeito da capital que disputam o segundo turno – João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS) – e também os ex-governadores e senadores Aécio Neves e Antônio Anastasia, ambos do PSDB mineiro.

O colégio está ocupado por 31 alunos, que estão dormindo em barracas no interior da escola, próximo à rampa de acesso às salas de aula, que funcionam como locais de votação, onde ficam as urnas eletrônicas. No colégio votam 8.575 eleitores, em 18 seções. Ao todo, nas escolas ocupadas, votam 44.895 eleitores.

Na última sexta-feira, cerca de vinte manifestantes do grupo “Direita Minas” tentaram desocupar a escola e foram expulsos pelos estudantes. A presidente da União Colegial de Minas Gerais, Kessia Teixeira, disse que está mantido o acordo com o TRE, mas que há uma preocupação com as três novas escolas ocupadas. A líder estudantil reafirmou o compromisso de os estudantes permitirem o livre trânsito dos eleitores, e falou sobre eventuais atos de protestos de alunos contra os políticos.

? É difícil, mas todo mundo tem a compreensão de que estamos na democracia e a maneira que temos de influenciar é o voto. A turma está entendendo isso ? disse Kessia Teixeira.

Aécio Neves deve votar no início da tarde na escola. Há receio entre seu grupo que ele possa ser hostilizado por alunos. No primeiro turno, o senador votou acompanhado de jovens ligados ao partido, que faziam sua segurança informal.