Cotidiano

Em BH, futebol, ataques e capivaras no debate entre os candidatos

BELO HORIZONTE (MG) – No debate entre oito candidatos a prefeito de Belo Horizonte (MG) prevaleceu os ataques contra os que despontam, segundo as pesquisas, como favoritos a venecer a eleição. Os temas tratados foram variados, como população de rua, segurança pública, transporte, meio ambiente, áreas de riscos e também assuntos novos e atuais, como o serviço de táxi Uber e as capivaras que tomam conta do entorno da Lagoa da Pampulha, ponto turístico e de lazer e esporte para a população da capital. O debate foi promovido e transmitido pela TV Record.

O alvo preferido dos ataques foi o candidato Alexandre Kalil (PHS), segundo colocado nas pesquisas e que tem criticado a classe política. João Leite (PSDB), que lidera e deve estar na segundo turno, também foi criticado, em intensidade de ataques bem menor. O debate entrou pela madrugada e terminou a 01h desta segunda-feira. Kalil foi alvo dos adversários e foi citada várias vezes uma condenação que recebeu da Justiça, de 3,9 anos de prisão, cuja acusação envolve recursos do INSS que deveriam ser destinados a funcionários de sua empresa. Kalil reagiu e disse que a pena foi convertida em prestação de serviços à comunidade.

? Sou um homem cheio de problemas sim, mas honesto. Me amem ou me odeiem, mas tenho as mãos liimpas. Sou até famoso por isso ? disse Kalil.

A presença de capivaras na Lagoa da Pampulha foi tratada. Vários desses animais ocupam a orla, mas transmitem doenças, como a febre maculosa. Foi constatada recentemente a morte de um menino de dez anos, acometido dessa febre. O assunto está na Justiça e envolve órgãos ambientais e outros setores do poder público.

? É preciso retirar essas capivaras de lá e mandar para uma reserva ambiental ? disse o candidato Sargento Rodrigues (PDT).

? Nem andar a pé em volta da Pampulha funciona mais ? disse Kalil.

João Leite foi acusado pelo atual vice-prefeito, Délio Malheiros (PSD), que está em terceiro na corrida com 6% dos votos, de mentir sobre a atual administração, de Márcio Lacerda (PSB), como usar, segundo ele, dados distorcidos sobre atendimento à saúde.

Malheiros enalteceu as Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei), para crianças de 4 a 5 anos, expandida na gestão de Lacerda. Duas vezes disse ser as Umeis um exemplo para “Minas Gerais, para o Brasil e para o mundo”.

O candidato do PT, Reginaldo Lopes, nacionalizou a disputa e criticou o PSDB e chamou de “golpistas” os que defenderam e votaram a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. João Leite reagiu:

? Votei em Aécio Neves para presidente e Aloysio Nunes para vice. Dessa aliança (PT com PMDB), o PSDB não participou. Quem pariu Temer que o embale ? disse o tucano.

No início do debate, o petista foi questionado sobre políticas para mulheres. Ele disse que, se vencer, metade dos cargos de nomeação de seu eventual governo será ocupado por mulheres.

O candidato Rodrigo Pacheco, do PMDB, disse que, se eleito, transformará Belo Horizonte na capital mais segura do país e que ele será o melhor prefeito da história da cidade.

O Uber também foi tema do debate, mas nenhum candidato anunciou medidas drásticas nesse campo. Disseram apenas que é preciso sentar e conversar sobre o tema, sensível nessas eleições.

É unânime entre os candidatos que a Guarda Municipal seja armada. E outro tema polêmico não só em Minas, mas no Brasil.