Cotidiano

Em Berlim, Richard Gere discursa contra crimes de ódio

64817533_Actor Richard Gere arrives at the 67th International Berlin Film Festival for the premiere.jpgBERLIM – As inquietações inspiradas pela era Trump voltaram a contaminar os debates da competição do Festival de Berlim nesta sexta-feira (10), com a exibição de ?The dinner?, do americano Oren Moverman. Trata-se de um drama de fundo moral inspirado pelo livro homônimo do escritor holandês Herman Koch, contruído em torno de um tenso jantar entre as famílias de dois irmãos, Stan (Richard Gere) e Paul Lohman (Steve Coogan). Links matéria Festival de Berlim

O primeiro é um ocupado parlamentar, em plena campanha para governador; o segundo é um professor de História frustrado com a apatia de seus alunos pelo tema e os rumos da sociedade em geral. Eles e as respectivas mulheres, Katelyn (Rebecca Hall) e Claire (Laura Linney) agendam um encontro em um restaurante chique da cidade para discutir que solução tomar sobre um crime cometido pelos filhos adolescentes dos dois casais, envolvendo uma moradora de rua.

Embora o texto original de Koch descreva uma situação eruopeia, Moverman encontrou nele ressonâncias premonitórias sobre a crise moral americana, agravada com a eleição do republicano Donald Trump. A plateia de jornalistas, no entanto, reagiu com pouco entusiasmo aos paralelos traçados pelo realizador.

? O curioso é que começamos a filmar ?The dinner? em fevereiro do ano pasado, antes do inimaginável ter acontecido (a vitória de Trump na eleições) ? contou o diretor, conhecido por filmes como ?O mensageiro? (2009) e ?Um tira acima da lei? (2011). ? No livro, publicado originalmente em 2009, o personagem do professor de História vai para Berlim e fica completamente desbaratinado com a quantidade de monumentos e memoriais em homenagem aos mortos na Segund a Guerra.

Em um dos vários flashbacks que contextualizam as divergências ideológicas entre os irmãos Lohman, e explica a natureza do crime cometido pelos garotos, Stan e Paul visitam a cidade de Gettysburg, na Pensilvânia, cenário de um dos momentos decisivos da Guerra Civil Americana (1861-1865).

? Gettysburg é um dos lugares mais sangrentos da batalha entre os estados do Norte e os do Sul. Lá morreram mais de 50 mil soldados de ambos os lados ? lembrou o diretor. ? Decidi colocar os dois irmãos lá, dentro de uma espécie de curta sobre a história daquela cidade, como uma forma de metáfora do pecada original, em que dois irmãos brigam um com o outro. É uma metáfora para os nossos tempos.

Richard Gere, 67 anos, um dos muitos críticos das políticas de Trump em Hollywood, fez um discurso contra os crimes de ódio:

? O número desse tipo de ataque cresceu muito nos Estados Unidos desde a ascensão de Trump ? observou o ator, ao lado do diretor e do elenco. ? Nosso grande temor é que esse tipo de ódio esteja sendo estimulado, e isso pode dar em coisas terríveis. Temos que ter cuidado ao falar com os outros, e a tomar conta uns dos outros também. Os refugiados são confundidos com terroristas, o que é inconcebível. Somos seres humanos vivendo nesse planeta e temos que viver juntos.

A presença hollywoodiana amenizou o impacto de outro concorrente ao Urso de Ouro do dia, a produção húngara ?On body and soul?. Dirigido por Ildiko Enyedi, ganhadora do prêmio Camera d?Or do Festival de Cannes de 1989, por seu filme de estreia, ?My twentieth century?, o filme é uma história de amor de cunho metafísico. A trama se desenrola em uma matadouro de Budapeste, e descreve a estranha aproximação entre Endre (Geza Morcsanyi), o gerente da fábrica de processar carnes, e Maria (Alexandra Borbély), recém-contratada como inspetora de qualidade.

Tanto Endre quanto Maria lutam contra graves problemas de socialização ? ela, em particular, é metódica e age e comporta-se como uma criatura autômata. A diferença é que eles costumam sonhar o mesmo sonho, envolvendo cervos em uma floresta coberta de neve. O cenário e o senso de humor inesperado provocaram aplausos curiosos da plateia de jornalistas.

? Essa história partiu de um desejo de falar sobre a condição humana, sobre as formas em que aprendemos a viver a vida e como nosso comportamento é ditado por regras exteriores a nós ? explicou a diretora em Berlim. ? O que talvez cause estranhamento no público é o fato de uma história de amor como essa se passar em um matadouro, um dos lugares menos românticos que podem existir.