Cotidiano

Em áudio, Crivella diz que ficou preso em carceragem lotada

RIO – Áudios divulgados no site da revista ‘Veja’, nesta segunda-feira, revelam que o candidato Marcelo Crivella (PRB) ficou preso numa carceragem “lotada de gente” na 9ª DP (Catete), após tentar desocupar um terreno da igreja Universal em 18 de janeiro de 1990. A gravação é diferente da versão apresentada pelo candidato nas redes sociais após a revista publicar, no último sábado, fotos do senador detido de frente e de perfil.

“Bom esclarecer, nunca fui preso”, diz o candidato em vídeo do Facebook.

Em tom informal, ele confirmou à revista que foi detido. O candidato contou que foi ao terreno acompanhado de dez homens para expulsar os ocupantes. Ele ainda cita um advogado das famílias e o acusa de ?chantagem?: ?Eu não aguentava mais aquela situação. Fui lá e bum! Tirei tudo! E o advogado, muito esperto, que queria fazer uma chantagem, já tinha chamado os policiais, e me deram o flagrante sobre o seguinte crime: uso arbitrário das próprias razões. E me prenderam. Aí, na delegacia, por incrível que pareça, fiquei preso um dia. Carceragem da 9ª DP lotada de gente?, disse Crivella aos repórteres da Veja.

Para sair da cela, de acordo com documento anexado ao inquérito a ?Veja? teve acesso, o candidato teve de desembolsar 450 cruzados novos (380 reais nos dias de hoje) pela fiança (comprovada no documento).

Em outro trecho do seu vídeo, Crivella conta que entrou num terreno para inspecionar um muro que ameaçava desabar e que foi levado para a delegacia apenas para identificação. No entanto, na gravação Crivella não faz qualquer menção ao muro que ameaçava desabar e que ele disse que teria ido consertar após a publicação da revista. No áudio, ele afirma que arrebentou uma cerca e começou a retirar os pertences dos ocupantes.

?Cara, teve um dia que eu tava tão revoltado. Acordei de manhã, peguei os caminhões que a gente tinha, fui pra lá. Arrebentei aquela cerca. Entrei lá dentro. Comecei a tirar as coisas do cara, botei em cima do caminhão. Não toquei nas pessoas!?.

Nas gravações, Crivella revelou que o delegado responsável pelo caso, João Kepler Fontenelle, que já morreu, havia lhe pedido para que a igreja Universal desistisse de processá-lo na Justiça por abuso de poder. Reportagem do GLOBO de hoje diz que a família do delegado, pretende processar o candidato por calúnia e difamação, sob o argumento de que Crivella o está acusando de abuso de autoridade.

Em nota a campanha de Crivella não respondeu porque o senador apresentou versões diferentes sobre a prisão e voltou a minimizar o episódio:

“É uma pena que setores da mídia gastem mais tempo tentando prejudicar a candidatura de Marcelo Crivella com fatos antigos do que comparando os planos dos candidatos para gerir a prefeitura. Como o senador Crivella já esclareceu, após a confusão com os invasores do terreno em Laranjeiras, passou parte do dia na delegacia, mas nunca sofreu processo e muito menos foi condenado por qualquer crime. Tudo não passou de uma confusão, esclarecida sem que houvesse qualquer processo que resultasse em condenação ou muito menos prisão. Crivella tinha 33 anos, agora está prestes a completar 60, na maturidade de uma carreira política caracterizada por ser ficha limpa.”