Cotidiano

Em assembleia, bancários aprovam reajuste e encerram greve

Com isso, a categoria retorna ao trabalho nesta terça-feira

Cascavel – Em assembleia geral extraordinária realizada na noite de segunda-feira (26), os bancários de Cascavel aprovaram a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e decidiram encerrar a greve que durou 21 dias (de 6 a 26 de outubro). Com isso, a categoria retorna ao trabalho nesta terça-feira (27).

A assembleia, iniciada às 18h, teve lugar no auditório do Colégio Eleodoro Ébano Pereira, e foi conduzida pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região, Gladir Basso, que preside também a Federação da classe no Paraná.

A exemplo de Cascavel, a categoria teve assembleias também em várias outras cidades do Paraná e do País, e em sua grande maioria, aprovou a proposta patronal e decidiu pelo fim da greve.

Proposta aprovada

Em rodada de negociação iniciada na terça-feira (20) e que só terminou no último fim de semana, em São Paulo, a Fenaban apresentou ao comando nacional dos bancários proposta que prevê reajuste de 10% sobre pisos, salários e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e de 14% sobre tíquete e cesta alimentação.

Conforme Gladir Basso, sobre os dias parados – um total de 21 dias -, os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas.

Serão considerados para efeito de compensação os dias de paralisação de 6 de outubro a 26 de outubro de 2015. Assim, um dia após a assinatura do acordo, os trabalhadores compensarão, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.