Cotidiano

Em almoço com tucanos, Temer mostra ter certeza de que foi gravado

BRASÍLIA – Na conversa com os dirigentes tucanos durante almoço no Palácio da Alvorada, logo após a queda do ex-ministro Geddel Vieira Lima, o presidente Michel Temer mostrou preocupação e acha que foi realmente grampeado pelo ex-ministro Marcelo Calero (Cultura). Na conversa um dos governadores presentes tentou tranquilizá-lo e aconselhou que pedisse que, se houver gravações, que elas sejam logo divulgadas para mostrar que sua intervenção fora para tentar jogar o conflito para a Advocacia-Geral da União (AGU).

Segundo os presentes Temer estava bastante chateado com a confusão e com a demissão de Geddel e coube ao ex-presidente Fernando Henrique Cardozo tentar confortá-lo, dizendo que sabe como é duro ter que demitir um amigo.

Temer teve conversas reservadas com o presidente do PSDB, Aécio Neves, com FHC, com o ministro da Justiça, Alexandre Morais, e com o governador de Goiás, Marconi Perillo.

? O presidente está chateado, disse que foi correto com o Calero e pediu para que ele continuasse no governo. Aí o Calero disse: como vou ficar no governo? Vou ter que decidir o recurso e o Geddel vai me matar. Aí o Temer disse que ele não precisava decidir, que mandasse o caso para a AGU, mas que ele voltou a noite para uma nova conversa e já voltou com o gravador ? disse um dos presentes.

Ai um dos governadores sugeriu :

? Presidente, se esse assunto voltar, peça que o Calero abra a gravação para mostrar que sua intenção foi administrar a crise ? contou um dos presentes, acrescentando que Temer gostara da ideia.

Na conversa com os tucanos o presdiente agradeceu o apoio do PSDB e mostrou preocupação com as votações da reforma da Previdência, a PEC do teto de gastos e outras matérias do ajuste fiscal.

? O presidente Fernando Henrique conversou com o Temer sobre o seu estilo de governar, de seu encontro com o presidente Macri e comentou como o PT diminuiu de tamanho nessas eleições. O Alckmin contou estórias do Covas. O presidente temer disse que o PSDB tem sido muito leal e agradeceu a solidariedade. Foi um momento rico e valioso ? contou o líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC).

O líder tucano presenteou o presidente Michel Temer com uma caixa com cinco garrafas de vinho produzido na Serra Catarinense e pediu que o Alvorada incluísse rótulos do seu estado no cardápio, ao lado dos rótulos do Rio Grande do Sul, tradicionalmente servidos na residência oficial.