Cotidiano

Em alerta após bombas, Obama pede que país ?não sucumba ao medo?

201609191243016680_AFP.jpg

NOVA YORK ? Após um fim de semana assustador para os Estados Unidos, em que diversas bombas foram implantadas em Nova York e Nova Jersey, o presidente do país, Barack Obama, pediu que os americanos não sucumbam ao medo. O chefe da Casa Branca argumentou que a população não deve oferecer aos terroristas o que eles procuram com os atentados. Dentre estes episódios, uma explosão deixou 29 feridos em Manhattan, Nova York, no sábado.

O presidente pediu que a população se mantenha firme, assim como foram as autoridades mobilizadas para atender aos chamados de socorro pelos ataques com explosivos.

? Este tipo de força se tornará absolutamente essencial. Não apenas nos próximos dias, mas nos próximos anos ? disse Obama, que está em seu último ano de mandato.

Após uma extensa caçada, o suspeito pelas explosões em Nova York e Nova Jersey foi detido nesta segunda-feira. Ahmad Khan Rahami, um cidadão americano nascido no Afeganistão, trocou tiros com a polícia, deixando dois agentes feridos. Imagens mostram Rahami, de 28 anos, sendo levado para uma ambulância em uma maca com seu ombro direito ensanguentado e enfaixado. Ele foi detido em Linden, Nova Jersey, a cerca de 30 quilômetros de Nova York.USA-ATTACKS_

Além disso, o presidente descartou conexão dos episódios de Nova York e Nova Jersey com um ataque do fim de semana em Minnesota. Lá, um homem americano de origem somali esfaqueou nove pessoas em um shopping. O FBI investiga o ataque, que foi reivindicado pelo Estado Islâmico (EI), como um ato terrorista.

No discurso desta segunda-feira, Obama disse que os EUA continuarão liderando a coalizão global de combate ao grupo extremista.

? Seguiremos eliminando a seus líderes, seguiremos eliminando sua infraestrutura ? disse.

Em Nova York e Nova Jersey, investigadores acreditam que mais pessoas podem estar envolvidas nos ataques, disseram duas autoridades americanas à agência Reuters. Outros cinco explosivos foram achados nesta segunda-feira perto de uma estação de trem de Elizabeth, em Nova Jersey..Vídeo mostra o momento da explosão em Nova York