Cotidiano

Em agenda no Paraná, Alckmin diz que 2018 'está muito longe'

Em viagem ao Paraná, onde foi homenageado com uma comenda estadual, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), desconversou sobre uma eventual candidatura à presidência. “Isso está muito longe; tudo tem seu tempo”, disse nesta segunda-feira (19), ao ser perguntado sobre o tema. As informações são de Estelita Hass Carazzai.

Cotado como presidenciável no PSDB, o político pretende fazer caravanas ao Nordeste a partir de janeiro para fortalecer sua pré-candidatura, segundo aliados.

O tucano também não quis comentar a recondução do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à presidência do partido por mais um ano -o que desagradou os aliados do governador paulista. A posição é tida como estratégica dentro do PSDB, e pesa muito na definição do nome do presidenciável tucano em 2018.

Alckmin chegou pela manhã ao Paraná para receber do governador Beto Richa (PSDB) a comenda da Ordem do Pinheiro, a mais alta honraria do governo estadual. A homenagem é feita anualmente, no aniversário da emancipação política do Estado.

Escolhido para discursar em nome dos homenageados, Alckmin deu destaque ao agronegócio como “um dos grandes instrumentos para o desenvolvimento”, e afirmou que a recuperação da economia brasileira “vai começar pelo campo”.

O governador também elogiou Richa e destacou o ajuste fiscal feito pelo paranaense no ano passado, depois de uma crise financeira que deixou o Estado sem dinheiro e impactou a popularidade do tucano. “Sem medidas amargas, não há solução para a crise”, disse Alckmin.