Cotidiano

Em 24 horas, Prince tem mais de 108 milhões de reproduções no Spotify

RIO – Antes restrito apenas ao Tidal, boa parte do catálogo de Prince voltou a fazer parte do acervo de outros serviços de streaming, como o Spotify, Deezer e Apple Music, neste domingo, 12. Após negociações com os representantes legais do espólio do cantor, morto em 2016, os albuns lançados entre 1978 e 1996 voltaram a ser disponibilizados. Somando apenas as dez mais ouvidas nas primeiras 24 horas, Prince foi reproduzido cerca de 108 milhões de vezes em apenas um dia. Veja o gráfico:

As 10 mais tocadas de Prince

Sua música mais tocada, a já esperada ?Purple Rain?, do álbum homônimo de 1984, atingiu mais de 25 milhões de reproduções. Além da faixa título, outras três músicas de “Purple rain” estão no top 10 das mais tocadas: “When doves cry”, com 11,8 milhões de reproduções; “I would die 4 u”, com 6,8 milhões; e “Let?s go crazy”, com 6,7 milhões. ?When doves cry? aparece duas vezes na lista porque alguns ouvintes escutaram a versão presente na coletânea ?The very best of prince?. Somando as duas, a música foi ouvida 17 milhões de vezes.

Prince Faz sentido que o álbum ?Purple rain? lidere o número de reproduções. Em 1985, Prince ganhou 3 Grammys por ele. Além disso, a música ?Purple rain? levou o Oscar daquele ano por melhor canção original, já que o álbum é a trilha sonora para o filme homônimo. O disco vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo e passou 24 semanas consecutivas no topo da lista da “Billboard”.

A segunda música mais tocada, “Kiss”, também foi um sucesso mundial. Com 23 milhões de reproduções, a faixa pertence ao álbum ?Parade?, de 1986. A música ?Stare?, lançada por Prince no Spotify em 2015, semanas depois de retirar seu catálogo da plataforma, está em quarto lugar, logo depois de “When doves cry”. A faixa está inclusa no último álbum lançado em vida pelo cantor, ?Hit n run phase two?, de dezembro de 2015.

O primeiro sucesso de Prince a atingir o top 10 nos Estados Unidos, “Little red corvette”, do álbum 1999, lançado em 1983, aparece em quinto lugar. A faixa foi reproduzida 9,4 milhões de vezes. O primeiro Single de Prince nos Estados Unidos, de 1979, “I wanna be your lover” também aparece na lista, ocupando o sexto lugar, tocada 7,8 milhões de vezes.

“I could never take the place of your man”, lançamento de 1982 está em décimo lugar, logo após “I would die 4 u”, “Let’s go crazy” e “When doves cry”, na versão da coletânea.