Cotidiano

Em 2016, aluguel recua 5,15% no Rio, maior queda no país

pedra-da-gavea.jpgRIO – Os valores dos alugueis no Rio caíram 0,11% em setembro, acumulando, desde janeiro, recuo de 5,15%, maior oscilação negativa do país, conforme o Índice FipeZap, que abrange 11 cidades. O preço do aluguel do metro quadrado na capital fluminense (R$ 35,60) ainda é o maior do país. ALUGUEIS

Na média das cidades pesquisadas, os preços de locação registraram queda nominal de 0,14% na passagem de agosto para setembro enquanto a inflação avançou (0,08%, pelo IPCA e 0,2% pelo IGP-M). No ano, o conjunto das praças abrangidas pela pesquisa acumula variação negativa de 2,94%. A média do valor por metro quadrado é R$ 30,08.

Todas as cidades monitoradas pelo índice mostraram resultados inferiores à inflação nesse período, sendo que apenas em Curitiba não tivemos queda nominal no preço médio de locação.

Comparando-se o preço médio de locação com o preço médio de venda dos imóveis, é possível obter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel.

Trata-se de uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções de investimento. Em setembro de 2016, o retorno médio anualizado do aluguel foi de 4,4%. Os preços considerados para o cálculo do Índice se referem a anúncios para novos aluguéis.

Ou seja, o Índice FipeZap de Locação não incorpora no cálculo a correção dos aluguéis em contratos vigentes (cujos preços são comumente reajustados periodicamente pelo IGPM/FGV ou índices similares, de acordo com os contratos estabelecidos). Desta forma, o Índice FipeZap de Locação representa de forma mais dinâmica a evolução da oferta e da demanda por moradia ao longo do tempo.