Cotidiano

Em 2015, Trump elogiava Meryl Streep: 'Excelente atriz e boa pessoa'

meryl.jpgRIO ? Em agosto de 2015, um ano e cinco meses antes de chamar Meryl Streep de “lacaia de Hillary Clinton” e “atriz superestimada”, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tinha uma opinião diferente sobre a multipremiada americana de 67 anos. Bem diferente, por sinal. Links Meryl Streep

Em uma entrevista ao site “The Hollywood Reporter“, Trump citava Meryl como uma das atrizes que mais amava na indústria.

? Julia Roberts é formidável, e muitas outras. Meryl Streep é excelente. Ela é uma boa pessoa, também. O problema é que eu vou citar três, quatro ou cinco e então centenas de outras que eu conheço vão ficar ofendidas, e eu não quero ofendê-las ? disse o bilionário.

No mesmo papo com a jornalista Janice Min, ele listou também seus atores preferidos. Entre eles, Clint Eastwood, Robert Duvall e Marlon Brando.

A mudança de opinião de Trump veio após o discurso de Meryl Streep no Globo de Ouro, no último domingo. Sem citar nomes, a atriz, que recebeu o prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto da obra, fez um longo discurso endereçado ao presidente eleito.

Meryl lembrou o episódio em que Trump fez piada publicamente com Serge Kovaleski, repórter do “New York Times”, que é deficiente físico. “Isso partiu meu coração, e eu não consegui me recuperar porque não era um filme, era a vida real. Esse instinto de humilhar quando vem de alguém numa plataforma pública afeta de vida de todos, porque dá permissão para que outros façam o mesmo”, disse ela, emocionada.

“O desrespeito convida ao desrespeito, a violência incita a violência”, continuou. “Quando os poderosos usam sua posição para intimidar os outros, todos nós perdemos”.

No dia seguinte, Trump usou o Twitter para responder:

“Meryl Streep, uma das atrizes mais superestimadas de Hollywood, não me conhece mas me atacou ontem a noite no Globo de Ouro. Ela é uma lacaia de Hillary que perdeu feio. Pela centésima vez, eu nunca “ridicularizei” um repórter deficiente (nunca faria isso), mas simplesmente imitei-o ‘rastejando’ quando ele mudou completamente uma história de 16 anos que ele havia escrito para me colocar em má situação. Mais uma vez a mídia desonesta!”.

Meryl Streep já foi indicada aos Oscar 19 vezes (um recorde), ganhando em três oportunidades ? por “A escolha de Sofia (1982) e “A Dama de Ferro” (2011) como melhor atriz e por “Kramer vs Kramer” (1979) como melhor atriz coadjuvante. Além disso, ela já foi indicada ao Globo de Ouro 30 (!) vezes, com oito vitórias.

Foi premiada ainda duas vezes no Screen Actors Guild Awards, uma no Festival de Cannes, cinco no Círculo de Críticos de NY, duas no BAFTA, duas no Instituto de Cinema da Austrália, entre outros. Em 2010 ela ganhou do presidente Barack Obama a Medalha Nacional das Artes e, em 2014, a Medalha Presidencial da Liberdade. Em 2003, ganhou do governo francês a Ordem de Artes e Letras.