Cotidiano

Em 17 anos, 85 mil pedaços de bolo já foram servidos

Bolo é oferecido em parceria entre o Rotary Club Cascavel Leste o Sindap

Cascavel – Em mais um ano de comemoração pelo aniversário de Cascavel, milhares de moradores devem ir ao Calçadão da Avenida Brasil neste sábado (14), atraídos pela distribuição dos 64 metros do tradicional bolo comemorativo.
Nestas mais de seis décadas de emancipação, o bolo é montado há 17 anos, em uma parceria do Rotary Club Cascavel Leste e do Sindap (Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Oeste do Estado Do Paraná).

“Em cada aniversário servimos aproximadamente cinco mil pedaços de bolo. Então nesses 17 anos, são aproximadamente 85 mil pedaços de bolo servidos à comunidade”, conta o presidente do Rotary Club Cascavel Leste, Renato de Oliveira Coelho. 

Neste ano, para que tudo dê certo e não haja contratempos por conta da chuva ou do sol excessivo, uma tenda de 70 metros foi montada para cobrir todo o bolo.

“Em outros anos já houve correria porque o tempo fechou, e é uma solução que nós já queríamos há um tempo. Além disso, os pedaços que eram servidos em guardanapos agora serão entregues em pratinhos com garfinhos”, diz Renato. 

Para que tudo fique pronto, o trabalho começa neste sábado antes das 12h, já que as tendas e mesas serão montadas no período da manhã. Às 17h15, a montagem começara pela decoração e, por fim, às 18h terá início a montagem do bolo, que será cortado às 20h.

“Serão 700 quilos de bolo, só de recheio são 64 quilos”, adianta Renato.

O preparo das massas ficou por conta de duas panificadoras da cidade.

“Ao todo, foram 180 quilos de farinha, 165 quilos de ovos, o que corresponde a 3,3 mil unidades e aproximadamente 110 quilos de açúcar”, conta o proprietário de umas das padarias responsáveis pelo preparo, Luis Francisco Klenibing.
(Com informações de Nathalia Lehnen)