Cotidiano

Elza Soares lança campanha para gravar DVD em ocupação

Elza.jpgRIO ? Depois de ganhar o Prêmio da Música Brasileira de melhor álbum de pop / rock / reggae / hip-hop / funk por “A mulher do fim do mundo”, a cantora Elza Soares recorreu a um site de financiamento coletivo para levantar recursos e gravar um DVD na ocupação de Centreville, em Santo André. A campanha fica no ar por mais 49 dias e pretende arrecadar R$ 400 mil. Links Elza Soares

No site, Elza explica que quer fazer um show ao ar livre na comunidade, a maior ocupação no país. Em 1982, a área que hoje é o bairro Centreville era um projeto de condomínio, abandonado há oito anos, desde que a construtora responsável foi à falência. Até hoje os moradores enfrentam problemas com a falta de regularização de sua situação e dificuldades com o poder público. A cantora pretende, com o show, deixar um legado na forma de encanamento do entorno e iluminação, além de contratar pessoas da comunidade para trabalhar na produção.

“Mais que um simples DVD, quero mostrar pra mulher que ela tem seu espaço e ele precisa ser ocupado. A escola de samba local fará a abertura do show de gravação e este trabalho vai iniciar as comemorações das minhas oito décadas de vida. Vai ser épico, vai ser histórico e vai esgotar rápido”, diz a campanha.

Entre as recompensas estão DVDs, ingressos para o show de lançamento e um chá com Elza Soares. Em um álbum celebrado por levantar questões como violência doméstica e de gênero, a cantora fez questão de ressaltar seu comprometimento com a luta feminista:

“Você poderá participar de debates comigo sobre o movimento feminista e sobre minha história de mulher negra que enfrentou todos os desafios impostos pela sociedade: machismo, violência doméstica mas também muita superação e cabeça erguida, DVDs autografados e antecipados entregues na sua casa, ingresso para o show de lançamento do DVD e várias outras.”

Veja o site da campanha.