Cotidiano

Elton John diz que vai encontrar o presidente Putin em Moscou

RIO — O cantor Elton John disse que tentará se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir os direitos dos homossexuais.

Em entrevista à emissora de rádio BBC Radio 4, nesta quinta-feira, o astro pop britânico disse que quer falar com Putin sobre sua atitude “ridícula” com relação à questão. O artista admitiu que chegou a ser vítima de alguns trotes de pessoas que ligaram para ele fingindo ser o líder russo, mas afirmou que, agora, recebeu uma ligação genuína de Putin.

“Ele foi muito amistoso, ele foi muito humilde, ele foi muito sincero”, disse Elton John na entrevista. “Assim que eu tiver uma data na minha agenda que coincida com a dele, então eu irei a Moscou e me encontrarei com ele. Se farei algum progresso ou não, eu não sei. Não vou chegar lá e dizer: ‘Vamos lá, você tem que fazer isso, você tem que fazer aquilo’. Esse é o início de um diálogo, e você não chega a nenhum lugar sem um diálogo”.

Enquanto isso, a Rússia tem enfrentado críticas internacionais por suas leis que limitam a liberdade dos homossexualidade, incluindo um decreto de 2013 que permite que pessoas que forneçam informações sobre homossexualidade a menores de 18 anos sajem processadas. Um relatório da ONG Human Rights Watch, do ano passado, afirmou que a Rússia tem falhado em prevenir e reprimir a violência contra gays e outras minorias.

Em uma entrevista anterior à BBC, em setembro, Elton John afirmou que as medidas de Putin com relação à comunidade LGBT provocam “isolamento e preconceito”. O cantor, è época, disse que gostaria de falar com o presidente, embora temesse que ele pudesse “rir nas minhas costas e me chamar de idiota”. Em seguida, uma mensagem publicada na conta do músico no Instagram agradeceu a Putin por “estender a mão” em uma conversa telefônica. Pouco depois, o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov disse que a conversa não havia acontecido, e uma gravação da “pegadinha” telefônica foi exibida na TV russa mais tarde. Poucos dias depois, Putin entrou em contato com Elton John pessoalmente, e pediu-lhe para que não ficasse ofendido com a brincadeira.