Cotidiano

Elon Musk mostra motor de foguete que será usado em viagem para Marte

raptor1.jpg

RIO ? Em evento marcado para esta terça-feira, a SpaceX deve revelar o seu plano para exploração de Marte, estratégia apontada por Elon Musk, fundador da companhia, como essencial para a sobrevivência da Humanidade. E antecipando o anúncio, o bilionário que fez fortuna na indústria de tecnologia publicou em sua conta no Twitter a primeira fotografia do Raptor em funcionamento, poderoso motor de foguete que fará parte do ?Sistema de Transporte Interplanetário?.

Não é a primeira vez que Musk fala sobre o Raptor, mas é a primeira imagem pública do equipamento. A fotografia mostra um teste de fogo estático, quando o motor é ligado a uma fonte de combustível e é acelerado até o seu limite, para medir a performance. Segundo Musk, o motor tem impulso específico (medida de eficiência de jatos) de 382 segundos e empuxo de aproximadamente 310 toneladas métricas a 300 bar. Esses números indicam que o Raptor é cerca de três vezes mais potente que o Merlin, motor usado atualmente pela SpaceX no Falcon 9.

Uma característica singular do Raptor é que ele é movido a metano, em vez dos combustíveis mais usuais, como querosene e hidrogênio líquido. Em termos de eficiência, o hidrogênio é a melhor opção, mas a escolha do metano tem uma explicação prática. O projeto de Musk é levar a Humanidade até Marte, e o combustível pode ser facilmente sintetizado no planeta vermelho.

raptor2.jpg

Nesta terça-feira, Musk fará um anúncio durante o Congresso Internacional de Astronáutica. De acordo com a programação, o bilionário irá apresentar palestra intitulada ?Tornado os humanos uma espécie multiplanetária?, que vai discutir os desafios técnicos de longo prazo que precisam ser resolvidos para a criação de uma colônia permanente e sustentável em Marte.

A exploração marciana é uma obsessão para Musk. No ano passado, o bilionário afirmou que seu objetivo é criar uma espaçonave que seja capaz de enviar cem pessoas e cem toneladas de equipamentos de uma vez para Marte, e que ela possa retornar para uma novas viagens. E o plano da SpaceX é dar os primeiros passos em 2018, com o envio da Red Dragon para o planeta vermelho.