Esportes

Ellen DeGeneres é acusada de racismo após postar foto com meme de Bolt

RIO – A apresentadora Ellen DeGeneres foi acusada de racismo após publicar nas redes sociais uma montagem sua com o meme de Usain Bolt em que ela aparece agarrada nas costas do velocista jamaicano. Na legenda, DeGeneres dizia: “A partir de agora é assim que vou para os meus compromissos”. Republicada pelo próprio atleta, a imagem gerou polêmica.

“Você achou que seria engraçado publicar um foto sua cavalgando nas costas de um homem negro? Não. Apague este lixo racista”, escreveu uma seguidora.

Outro disparou: “Então, galopar nas costas de um mula, um cavalo, como uma forma de propriedade é engraçado para você…ok”.

Teve quem tenha ido além e compartilhado a foto de senhores de engenho e seus filhos brincando com escravos e ironizado: “Eles estavam elogiando suas forças. Então, eu acho que eles não eram racistas”.

As várias críticas fizeram com que ela rebatesse as acusações: “Sou bastante consciente do racismo que existe em nosso país. É a coisa mais distante do que eu sou”.

E nem a resposta calou os comentários: “Como você ousa?” e “O que eu acho engraçado é: você pode responder às críticas dizendo que você não é racista, mas oferece ZERO demonstração de remorso” se seguiram.

Mas houve quem defendesse a apresentadora: “Eu sou negro e não vejo nada de ofensivo na imagem. Ela está apenas fazendo um elogio ao Bolt”.

Talvez numa tentativa de aplacar a discussão ou porque achou engraçado, o próprio medalhista olímpico retuitou a imagem. Bolt é amigo de Ellen e foi entrevistado recentemente por ela em seu talk show.