Cotidiano

Elizabeth II participa do primeiro compromisso público desde resfriado no Natal

LONDRES ? A rainha Elizabeth II visitou nesta sexta-feira uma exposição sobre as ilhas Fiji em Norwich,no Leste da Inglaterra. Este foi o seu primeiro compromisso público desde que a monarca pegou um forte resfriado de Natal, que a obrigou a cancelar vários eventos. Na época, o estado de saúde da rainha gerou preocupações no Reino Unido.

Vestindo um longo casaco fúcsia com botões pretos e chapéu combinando, a soberana de 90 anos viu mais de 270 objetos, obras de arte e tapetes que vieram do arquipélago do Pacífico. Seu marido, o príncipe Philip, de 95 anos, não estava ao seu lado por causa de um compromisso particular, segundo o Palácio de Buckingham.

Em 1º de janeiro, Elizabeth II não foi à celebração de Ano Novo na residência real de Sandringham por causa de um resfriado. Alguns dias depois, fez uma aparição pública na Igreja de Santa Maria Madalena, na mesma região, acompanhada pelo príncipe Philip.

Elizabeth II participa todos os anos de centenas de compromissos, e raramente cancela viagens por motivos de saúde. No entanto, deve começar a diminuir o ritmo, depois de já ter anunciado a passagem da liderança de 25 organizações e associações (de um total de 600) para outros membros da família real.

Recentemente, o seu neto, o príncipe William, declarou que estava deixando seu emprego para se dedicar inteiramente à vida monárquica. Ele e a sua mulher, Kate Middleton, substituíram a rainha na missa de Natal.