Esportes

Eliminatórias na Europa para 2018 começam domingo. Antes, amistosos

São 13 vagas para 52 seleções. As eliminatórias na Europa para a Copa do Mundo de 2018 vão começar no domingo que vem. Antes, como forma de aquecimento, uma rodada de amistosos internacionais, dentro da primeira das duas datas Fifa reservadas para setembro. Dos nove grupos, três terão sua rodada de abertura no domingo que vem, dia 4, num total de nove partidas: C, E e F.

A Inglaterra é a primeira das equipes consideradas favoritas à classificação a entrar em campo: às 13h (horário de Brasília), visita a Eslováquia. Também pelo grupo F haverá Malta x Escócia e Eslovênia x Lituânia. No mesmo dia outra favorita, a Alemanha, vai à Noruega, às 15h45m (de Brasília). Na mesma chave C, estão programados San Marino x Azerbaijão e República Tcheca x Irlanda do Norte.

TABELA: Jogos das eliminatórias europeias para Copa de 2018, na Rússia

Na segunda-feira as estreias mais esperadas são de País de Gales, sensação da última Eurocopa, em que chegou à semifinal, e de Itália e Espanha, sempre candidatas a vagas diretas para a Copa. Os galeses começarão em casa, contra a Moldávia. Italianos e espanhóis, no mesmo grupo G, terão seus inícios, respectivamente, contra Israel (como vistante) e Liechtenstein (como mandante).

Na terça será a vez do campeão da Eurocopa, Portugal, e do vice, a França. Os portugueses, no Grupo B, irão à Suíça enfrentar a seleção local. E os franceses, na chave A, também estrearão londe de seus domínios, diante da Bielorrússia.

AMISTOSOS QUARTA E QUINTA

201608300828411737_AFP.jpgSeleções europeias participarão de 11 amistosos nesta quarta-feira, último dia de agosto. Das mais importantes, apenas a alemã estará em campo, contra a Finlândia, a partir das 15h45m (de Brasília).

Na quinta-feira, estão programados os amistosos mais interessantes de preparação para as eliminatórias da Copa do Mundo. O de maior expectativa é Itália x França, às 16h (de Brasília). Haverá ainda Bélgica x Espanha; Holanda x Grécia; e Portugal x Gibraltar, todos às 15h45m (de Brasília).

As eliminatórias na Europa são assim: as 52 seleções são divididas em nove grupos. Destes, sete são compostos por seis seleções, e dois por cinco. Os jogos dentro das chaves são de turno e returno, com pontos corridos. Os nove campeões de grupo se classificam direto para a Copa na Rússia. Os oito melhores segundos colocados disputam repescagem em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta, para definir os quatro últimos classificados, num total de 13 vagas para o continente.