Cotidiano

Eletrodomésticos são os principais causadores de acidentes de consumo, indica Inmetro

2009042058343.jpgRIO ? Eletromésticos são os principais causadores de acidentes de consumo no Brasil, segundo levantamento feito pelo Inmetro com base nos dados do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo, que identifica os produtos e serviços que mais oferecem risco à saúde e à segurança dos consumidores. Este grupo de produtos foi citado por 19% dos consumidores que apresentaram seu relato ao instituto durante 2016. Produtos infantis vêm logo em seguida, com 17% das citações, seguido de utensílios domésticos (12%), serviços (6,6%) e veículos (5,8%).

De acordo com o Inmetro, os produtos que mais causaram acidentes de consumo foram fogões (10%), brinquedo (5,4%), produto para transporte infantil, como carrinhos de bebê (5%), eletrodoméstico portátil de cozinha (4,5%), panelas (4,1%) e mobiliário infantil (3,7%). Embalagens, que costuma ser um dos princiopais causadores de acidentes de consumo, passou a ocupar o sétimo lugar da lista, com 5,4% dos relatos.

As lesões mais comuns relatadas pelo Sinmac são corte, queimadura, escoriação/arranhão e alergia. Já as partes do corpo mais afetadas foram dedo da mão (12% dos relatos), mão (7%) face (7%) e cabeça (6%). O Inmetro destaca que em 49% dos casos relatados não houve lesão. Neste caso, os relatos são classificados como incidente, ao invés de acidente de consumo, o que não tira sua importância. O levantamento mostra, ainda, que do total de acidentes informados, 21% deles levaram as vítimas a procurar atendimento médico e 61% dos casos não demandaram uma intervenção médica, e que 14% dos consumidores tiveram de se ausentar no trabalho.

A principal faixa de consumidores afetados é de 31 a 40 anos (17,4%), seguido pela faixa que inclui crianças de zero a três anos (11,2%). A região com maior percentual de acidentes de consumo é a Sudeste (56%), com São Paulo apresentando o maior número de relatos (31%), seguido de Rio de Janeiro (19%) e Bahia (7%).

O Inmetro esclarece que um acidente de consumo ocorre quando um produto ou serviço prestado provoca dano ao consumidor, mesmo quando utilizado ou manuseado de acordo com as instruções de uso indicadas pelo fornecedor. Sempre que isso ocorrer, elas devem ser registradas no site do instituto.