Cotidiano

Eleitorado francês quer vitória de Valls em primária presidencial da esquerda

PARIS – Os eleitores da França querem que o primeiro-ministro do país, Manuel Valls, seja o escolhido do Partido Socialista para concorrer à eleição presidencial do ano que vem, mostrou uma pesquisa de opinião nesta sexta-feira, um dia depois de o presidente francês, François Hollande, anunciar que não irá tentar a reeleição.

Valls compartilha em grande parte a inclinação pró-empresariado que levou muitos eleitores de esquerda a darem as costas ao socialista Hollande depois de elegê-lo em 2012.

A sondagem, realizada pela empresa Harris Interactive depois de Hollande ter dito na noite de quinta-feira que não irá concorrer, revelou que a maioria dos entrevistados quer que Valls vença a primária que o Partido Socialista irá realizar em janeiro.

Hollande foi o candidato preferido de 24% das pessoas consultadas, contra 14% que desejam que o incendiário rival Arnaud Montebourg vença. Seis outros candidatos foram listados como possibilidades, e 47% dos entrevistados disse não querer nenhum dos oito.

Entre aqueles que se consideram simpatizantes da esquerda, Valls novamente se mostrou o mais popular, com 33% da preferência contra 20% para Montebourg. Entre membros do Partido Socialista, o placar foi de 57% para Valls e de 15% para Montebourg.