Cotidiano

Eleitor não pode ser preso a partir de hoje

A cinco dias para as eleições gerais, a partir desta terça-feira nenhum eleitor poderá ser preso, salvo casos de flagrante delito e sentença criminal condenatória por crime inafiançável. A orientação consta na legislação prevista no calendário eleitoral. O salvo-conduto vai até 48 horas depois da eleição.

Se houver segundo turno, previsto para 28 de outubro, a nova proibição de prisão para eleitores se inicia no dia 23 de outubro e se encerra às 17h do dia 30 de outubro.

A eleição será neste domingo (7) e até lá as polícias farão apenas patrulhas preventivas para evitar crimes, inclusive eleitorais, que tendem em aumentar na semana que antecede as eleições.

Segundo a Polícia Federal, isso se deve à intensificação da disputa pelo voto dos eleitores e exige um incremento da atuação da polícia judiciária eleitoral.

Entre os crimes eleitorais mais comuns às vésperas do primeiro turno estão o caixa 2 – dinheiro não contabilizado na prestação de contas -; a boca de urna; a propaganda eleitoral fraudulenta; o transporte de eleitores; a compra de votos, e os crimes contra a honra (calúnia, injúria e difamação) de candidatos.

Ecopark Oeste

Com o valor máximo de R$ 16.305.292,30, foi aberta ontem (1º), no Departamento de Gestão de Compras e Administração da Prefeitura de Cascavel, a licitação para definir a empresa que executará a implantação do Parque Linear do Córrego Bezerra, o denominado Ecopark Oeste. Das três empresas participantes, duas foram inabilitadas na fase de apresentação da documentação e uma habilitada, abrindo prazo recursal de cinco dias úteis a partir da data de publicação.

Os envelopes com as propostas de preços permanecem vistados e fechados, sob a guarda do Departamento de Compras e serão abertos na segunda etapa do certame; após concluído e com a assinatura da ordem de serviço, a empresa que vencer a concorrência terá prazo de 300 dias para a execução.

 

Usina Móvel

Nesta terça-feira (2), às 9h, no auditório da Prefeitura de Cascavel, o prefeito Leonaldo Paranhos assina os contratos com as empresas que venceram a licitação para a compra dos equipamentos para implantação da "usina móvel" para pavimentação asfáltica, conquista viabilizada por meio de parceria entre o Município e a Itaipu Binacional.

Também nesta terça-feira será apresentado oficialmente o "Cartão Combustível", moderno sistema de controle de abastecimento da frota municipal que propicia mais transparência, eficiência e transparência na gestão pública.