Cotidiano

Eleita nova diretoria do Sinteoeste

Com quase 60% dos votos válidos, a Chapa 2 – União, resistência nas lutas e respeito aos servidores, encabeçada pelo candidato Giancarlo Tozo, foi eleita como a nova diretoria do Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior do Oeste do Paraná) para o próximo biênio. A posse oficial dos novos membros ocorre no dia 28 de novembro, com horário e local ainda a serem definidos.

Conforme Tozo, 403 pessoas votaram pela Chapa 2, outros 241 anularam o voto e 25 em branco. “Eram quase 700 sindicalizados aptos a votar, e a maioria optou pela renovação”, diz o presidente eleito, que tem como vice a agente universitária da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Silvia Boffi. Uma urna do campus da universidade em Marechal Cândido Rondon foi anulada, pois continha uma cédula excedente.

lembrar que a Chapa 1 – Sinteoeste sempre na luta, da candidata Francis Mari Guimarães Nogueira, foi impugnada pela Justiça do Trabalho de Cascavel, na segunda-feira (20), por conta do descumprimento do artigo 22 do estatuto do sindicato, que não permite a reeleição de membros da diretoria por mais de uma vez.

Ações

As primeiras medidas a serem tomadas pela nova diretoria envolvem o resgate de servidores que, com o passar do tempo, se desfiliaram do Sinteoeste. “Houve uma saída muito grande de sindicalizados. Precisamos recuperá-los e nos aproximar ainda mais da base de servidores”, afirma. Tozo garante ainda que vai trabalhar contra o congelamento da data-base, que não é paga à categoria desde 2015.