Política

Eleições municipais: baseado em seis eixos, Codesc elabora propostas a pré-candidatos a prefeito

Planejamento é direcionado a educação, energia, saúde, transporte, meio ambiente e turismo

Eleições municipais: baseado em seis eixos, Codesc elabora propostas a pré-candidatos a prefeito

Reportagem: Patrícia Cabral

Cascavel – Com a intenção de deixar bem claro e sem margens de dúvidas sobre as principais demandas para Cascavel crescer e se desenvolver, o Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel) elaborou um “plano de governo” com propostas e planejamento de médio e longo prazo que será entregue aos candidatos a prefeito nestas eleições.

Para chegar às propostas, o conselho reuniu líderes e representantes de entidades como Sindilojas (Sindicato dos Lojistas e do Comercio Varejista de Cascavel e Região), Amic (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná), Associação Médica, Sociedade Rural, OAB (Organização dos Advogados do Brasil) e cooperativas. Contudo, o documento demorou quatro anos para ser finalizado. “O trabalho começou ainda em 2016, quando tínhamos nove câmaras técnicas, seis delas ainda ativas. Foram mais de 900 encontros, 2 mil horas de reuniões que contaram com a participação de quase 6 mil pessoas durante todo esse processo de elaboração”, relata o presidente do Codesc, Alci Rotta Junior.

Segundo ele, alguns eixos norteadores serviram como base do documento: “São seis câmaras técnicas – educação empreendedora, energia, saúde e bem estar, transporte e mobilidade, urbanismo e meio ambiente e turismo. Esses eixos produziram ao longo desses anos as fotografias de Cascavel 2030”, resume.

“Não estamos reinventando a roda. Isso já existe em várias cidades do Brasil há 20 anos ou mais e que agora colhem frutos. Esperamos que o material seja analisado com carinho para que a gente consiga dar os primeiros passos para uma Cascavel do futuro, planejada e com sustentabilidade”, acrescenta Rotta.

As ações

O planejamento é bem específico. Cada um dos itens possui propostas direcionadas. Com relação às energias renováveis, por exemplo, constam sugestões como adoção de geração própria para consumo dos transportes públicos e o IPTU Verde, que propõe incentivo às construções sustentáveis.

Rotta reforça ainda que alguns pontos podem ser considerados prioritários, dentre eles a industrialização, o incentivo ao setor de serviços e ao comércio. “Pensamos no incentivo aos micros e aos pequenos empresários. Existe um programa atualmente no Paraná que trabalha com a atração de investimentos, o Pmai [Programa Municipal de Atração de Investimentos]. Hoje, 60% da mão de obra na cidade é de serviços e comércio”, lista. “Temos também no nosso documento outros aspectos essenciais, além desses, como pensar Cascavel como polo de saúde e investidora na educação empreendedora”, acrescenta.

Entrega

A entrega do documento aos pré-candidatos será realizada antes do dia 15 de setembro pelo presidente do Codesc, Alci Rotta Junior, e seu vice, Gelson Luiz Uecker. “Primeiramente, temos o zelo em dizer que não temos pretensão de dividir forças com o Poder Executivo. O poder é do candidato eleito e sabemos da nossa posição. O mandato passa muito rápido e o prefeito é consumido por questões do dia a dia. Isso não é uma crítica, mas a maioria não tem tempo nem consenso entre as entidades para colocar em prática ou pensar em algo a longo prazo e então entra humildemente o papel do nosso conselho, que é basear o trabalho do prefeiturável de maneira imparcial”, esclarece. “O pré-candidato ou o candidato vai poder analisar essa ferramenta de forma gratuita e, se entender que algum item deve ser incluído no plano de governo da sua equipe, ou que deva aproveitar na íntegra ou na plenitude, ficaremos muito honrados e satisfeitos”, complementa.

O que é o Codesc

Constituído há mais de cinco anos, o Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel) integra 65 entidades representativas que, de forma voluntária, contribui com o desenvolvimento do Município.

A missão é estimular a transformação de ambientes urbanos em espaços propícios a inovação, criatividade e criação de empresas e negócios sustentáveis, trazendo perspectivas ao desenvolvimento. “Tivemos, ao longo dos anos, outras tentativas de criação de conselhos formados por vários setores, mas que acabavam não entrando em consenso. Em 2014, começou o movimento G8, liderado por José Torres Sobrinho, que contou com as oito principais entidades da cidade e, com isso, dois anos depois surgiu o Codesc. Posso afirmar que o conselho representa de forma muito completa todos os segmentos, como universidades, líderes comunitários, entidades, prestação de serviços, de forma voluntária. Todos com um objetivo em comum: desenhar nossa cidade para o futuro”, explica o presidente do conselho, Alci Rotta Junior.

Clique aqui e leia todas as propostas. 

Confira detalhes das principais propostas: