Política

ELEIÇÕES 2020: Paranhos é reeleito prefeito de Cascavel

Ele recebeu 112.181 votos, 71,72% dos votos válidos, 30% a mais que a votação de 2016, quando fez 86.099 votos (51,17% dos votos válidos)

Paranhos vibrou com a vitória: “É uma eleição histórica!” - Foto: Secom
Paranhos vibrou com a vitória: “É uma eleição histórica!” - Foto: Secom

Cascavel – O prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) foi reeleito prefeito de Cascavel com uma votação histórica. Ele recebeu 112.181 votos, 71,72% dos votos válidos, 30% a mais que a votação de 2016, quando fez 86.099 votos (51,17% dos votos válidos). Até então, a maior votação era de Edgar Bueno, com 88.827 votos no segundo turno das eleições de 2012, equivalente a 55,56% dos votos válidos.

Ao falar com a imprensa após a confirmação da vitória, Paranhos disse que essa votação expressiva aumenta a responsabilidade. “Falei, fui criticado… Fui estudar a reeleição. Reeleição tem dois problemas que identifiquei no Brasil inteiro. Existe, às vezes, um comodismo, mas eu não sou acomodado. Eu amanhã estarei na rua trabalhando, cedo. Nunca fui e não serei na reeleição, pelo contrário, aproveito as oportunidades. A outra questão é a corrupção, que muitas vezes acontece numa reeleição. Como nós não somos corruptos, não teremos também esse problema, pelo contrário, a gente tem mais expertise para identificar qualquer sinal de problema”, e acrescentou: “O jogo será muito duro, porque, se aumentou a nossa votação, o que não é muito normal, isso quer dizer que as pessoas confiam em nós e vamos melhorar nosso jeito de fazer política”.

Ao lado do atual vice-prefeito, Jorge Lange, e do futuro vice, Renato silva, o prefeito atribuiu a vitória ao trabalho de quatro anos e não ao período de campanha. “Atribuímos ao respeito que nós, desde o início, determinamos que iríamos fazer uma administração transparente, de respeito, de avanço com a nossa sociedade. Não se ganha uma reeleição com um percentual desse se não for algo de fato construído, discutido com a sociedade, de forma muito respeitosa; sendo duro quando preciso, ouvindo a população, decidindo junto com a população o que a nossa cidade queria. É uma eleição histórica”.

Paranhos diz que o que muda “é que os cabelos brancos e as rugas do meu rosto servirão como experiência para o segundo mandato. Sempre classifico que a experiência é um patrimônio que a gente ganha na vida e tem que ser bem aproveitada. Estou mais maduro. Ganhamos uma eleição em primeiro turno, uma reeleição em primeiro turno e tudo isso vai servir de benefício para a população. Na semana que vem já estou com o mapa da eleição debaixo do braço visitando secretários, deputados, ministros e vamos exigir o respeito que a gente tem. Essa vitória não é do Paranhos, do Renato Silva, é da população de Cascavel”.

Prioridades

Para o prefeito, o resultado das urnas mostra que a população aprovou seu governo. “Fizemos o maior investimento da história que a saúde já teve. Vou atrás agora das outras instâncias da saúde, que é tripartite. E, se tiver que buscar, inclusive, saúde plena, vamos discutir esse assunto. Mas não era possível fazer isso antes. Cascavel tinha apenas 50% da cobertura da atenção básica. Chegamos a 85% e em abril vamos chegar a 100%. Contratamos 93 médicos a mais. Temos um hospital municipal, temos 24 UBS reformadas e 18 novas que serão entregues em abril do ano que vem. A prioridade continua sendo as pessoas. Obras precisam se encontrar com as pessoas. O que é mais importante: aeroporto ou abrigo de ônibus? As duas são importantes. Para quem sabe da importância que é conectar Cascavel ao mundo, o aeroporto é indispensável. Mas o abrigo de ônibus serve no dia a dia dos trabalhadores”.

Paranhos também disse que pretende investir na valorização dos profissionais da educação. “Aliás, eles tiveram paciência. Durante muitos anos, o Município de Cascavel não investiu na educação. Tanto é que crescemos no Ideb mesmo com a infraestrutura debilitada. Nós vamos investir nas pessoas. O ano que vem é um ano diferente, e graças a Deus que estamos em primeiro lugar em obras públicas. Fizemos muitas obras, porque o ano que vem temos que investir mais nas pessoas, na geração de empregos, em cursos profissionalizantes e nos nossos servidores”, ressalta.

Vice e secretários

O prefeito garantiu que o futuro vice, Renato Silva, terá papel atuante no próximo governo: “Fui vice-prefeito e o que fizeram comigo não faço com os outros. Meus vices são vices atuantes. Estão ao meu lado, não atrás de mim. E assim será. Somos um time e todos temos que saber que temos compromisso. Temos uma cidade pujante, temos que ter velocidade. Agora, com pouco mais, porque quando a gente conhece a estrada pode avançar um pouco mais”.

Por outro lado, Paranhos desconversou sobre futuras mudanças no secretariado. Disse apenas que pretende discutir o assunto até o fim do ano.

Legislativo

Questionado sobre mudanças na formação da Câmara na próxima legislatura, disse que respeita o legislativo. “Fui vereador. Nunca deixei de conversar com os vereadores. O que não fiz foi intervir no Legislativo, de forma irresponsável. Temos que entender que o Legislativo tem que colaborar com a cidade, não com o prefeito. Graças a Deus tivemos uma Câmara que teve consciência. Aliás, neste ano, a população não paga aumento de IPTU porque a Câmara bancou isso. Vai continuar assim, respeito, conversando quando necessário, mas sem interferência, a Câmara não é uma extensão da prefeitura”.

Região

Apesar de pouco ter se envolvido com as discussões da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) nesta gestão, Paranhos disse que agora pretende liderar o processo de recuperação da região. “Cascavel lidera a região oeste, com todo respeito às demais cidades. É um papel de Cascavel. Vamos liderar esse processo, sempre em sintonia. Os problemas de Lindoeste, Santa Tereza, são os mesmos que os nossos, só com proporções diferentes. E quero ajudar a liderar esse processo”.

Amic divulga nota parabenizando Paranhos

Tão logo o resultado das urnas foi conhecido, a Amic Paraná (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná) emitiu nota parabenizando a vitória do prefeito Leonaldo Paranhos, e seu vice, Renato Silva.

“A reeleição é sempre carregada de uma expectativa muito grande por parte da população que, ao fazer esta opção, confia na continuidade do trabalho desenvolvido, mas com avanços e comprometimento até o último dia do novo mandato que se iniciará. Ao cumprimentarmos a chapa eleita, lembramos dos compromissos assumidos e da importância de governar para todos, com equilíbrio, estratégia, transparência e eficácia”.

A entidade reforçou ainda a importância de uma gestão comprometida com o “desenvolvimento econômico e social de Cascavel, com um olhar especial para os micro e pequenos empresários”. E se colocou à disposição do atual prefeito: “A associação estará à disposição para colaborar com projetos de políticas públicas efetivas para o setor que representamos, assim como também estará vigilante no sentido de cobrar eventuais desvirtuamentos daquilo que compreendemos ser relevante para a classe empresarial e sociedade em geral”.