Política

Eleições 2020: mais de 1 milhão de eleitores vão às urnas no oeste

Essa foi uma campanha diferente de todas as outras, na qual os candidatos tiveram de se adaptar à nova realidade provocada pela pandemia do novo coronavírus

Eleições 2020: mais de 1 milhão de eleitores vão às urnas no oeste

Cascavel – Mais de 1 milhão de eleitores estão aptos a votar neste domingo para escolher os próximos prefeitos e vereadores dos 54 municípios da área de abrangência da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Neste ano, são 170 candidatos a prefeito e milhares de candidatos a vereador que colocaram seu nome à disposição da população.

Essa foi uma campanha diferente de todas as outras, na qual os candidatos tiveram de se adaptar à nova realidade provocada pela pandemia do novo coronavírus. Até mesmo a data das eleições sofreram alteração, transferidas de 4 de outubro para este domingo, dia 15 de novembro.

O tradicional “corpo a corpo” e as reuniões deram lugar às lives nas redes sociais, as principais ferramentas para os candidatos conquistarem os votos.

Se de um lado o virtual ajuda, de outro, vira uma armadilha. A enxurrada de informações recebidas via redes sociais e aplicativos de celular sobrecarrega o eleitor, que ignora muito do conteúdo recebido.

Com esse cenário chegamos ao dia “D”, quando o eleitor exerce seu poder de decidir quem ele quer comandando sua cidade.

Abstenções

A região oeste possui 1.365.610 habitantes, conforme estimativa do IBGE. Desse total, 1.013.657 estão aptas a votar neste domingo. Mas a pandemia deve afastar muitos eleitores das urnas. Analistas políticos estimam que a abstenção neste pleito deve girar em torno de 25%.

Clique aqui e acesse a tabela com o número de eleitores por município da região oeste

Mais eleitores do que moradores

O número de cidades com mais eleitores que habitantes cresceu 60% no País desde as eleições de 2018. No oeste, também há casos. Brasilândia do Sul tem 2.985 eleitores registrados, mas o IBGE só considera 2.585 habitantes. Diamante do Oeste tem 3.424 habitantes e 3.801 eleitores. Em Lindoeste, são 4.872 eleitores e 4.592 habitantes. Iracema do Oeste conta com estimativa de 2.251 habitantes e tem 2.372 eleitores cadastrados.

Uma das justificativas para esse fenômeno é que o IBGE considera o domicílio civil, onde a pessoa efetivamente mora. Já o TSE leva em conta o domicílio eleitoral, onde o título está registrado.

Nos casos em que há muita discrepância ou aumento da transferência de domicílios, a legislação prevê que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) faça a revisão completa do eleitorado.

Boletim de Urna: Todo cidadão pode conferir os resultados dos votos apurados

Cada urna eletrônica emite um comprovante físico do resultado da votação, o chamado Boletim de Urna, onde constam as seguintes informações registradas na urna: total de votos por partido; total de votos por candidato; total de votos nominais; total de votos de legenda; quando for cargo proporcional; total de votos nulos e em branco; total de votos apurados; eleitorado apto para votar na seção; identificação da seção e da zona eleitoral; hora do encerramento da eleição; código interno da urna eletrônica; e sequência de caracteres para a validação do boletim.

Isso permite que fiscais de partidos e demais interessados confiram o quantitativo de votos existentes em todas as urnas na própria seção eleitoral, assim que a eleição é concluída. A conferência também pode ser feita pelo aplicativo de celular Boletim na Mão, desenvolvido pelo TSE.

Encerrada a votação, às 17h, a urna imprime cinco vias do boletim. Uma é afixada na porta da seção eleitoral, tornando público o resultado daquela urna. Outras ficam disponíveis para acesso dos fiscais dos partidos. Ao mesmo tempo, a versão eletrônica do boletim é enviada ao TRE, por meio de uma rede virtual privada da Justiça Eleitoral, para a contagem de votos. O eleitor pode auditar o resultado das seções por meio do QR Code impresso no Boletim de Urna.