Política

Eleições 2020: candidatos “enroscados” terão os votos computados

Embora a votação seja visualizada com a dos demais candidatos, haverá uma marcação deixando claro que os votos desse candidato não são considerados válidos

Eleições 2020: candidatos “enroscados” terão os votos computados

Dos 462 candidatos a vereador de Cascavel, apenas dez apresentaram problemas com o registro e outros cinco renunciaram às candidaturas. Dentre os dez que estão enroscados com a Justiça Eleitoral, oito aparecem com registro indeferido com recurso (candidato não regular e com pedido de registro julgado indeferido; no entanto, há recurso interposto contra essa decisão e aguarda julgamento em instância superior) e outros dois estão pendentes de julgamento (candidato cujo pedido inicial ainda não foi apreciado pela Justiça Eleitoral, mas concorre ao pleito e consta da urna eletrônica).

Mesmo assim, esses candidatos seguem fazendo campanha normalmente e aguardam o resultado dos recursos.

Estão com os registros indeferidos com recursos: Alcinira Oliveira (Cidadania), Marli Cândida Damásio (PTB), Mateus Vieira (DEM), Nédio Martins (MDB), Nivaldo Missio (PV), Professor Valmor (PDT), Rubens Mendes (Patriota) e Ourandir Cordeiros dos Santos (MDB). Com registro pendente de julgamento estão os candidatos Luiz Amélio Burgarelli (PSD) e Euzébio Martins (Pros).

Como funciona

Ao contrário do que ocorria até 2018, quando a divulgação dos resultados das eleições incluía apenas os votos dados a candidatos cujas candidaturas estavam deferidas, neste ano serão informados também os votos dos candidatos que estão indeferidos com recurso e pendentes de julgamento, cuja situação ainda pode ser alterada.

Embora a votação seja visualizada com a dos demais candidatos, haverá uma marcação deixando claro que os votos desse candidato não são considerados válidos.

É preciso ressaltar que os votos dos candidatos indeferidos sub judice não são contabilizados no resultado geral, o que somente mudará se ele tiver êxito no recurso. Se isso acontecer, é promessa de confusão à vista. Imagine como fica se um candidato com mil votos entrar no páreo depois de já foram definidas as cadeiras.

A vantagem é que, com a nova forma de divulgação, o eleitor poderá saber quantos votos o candidato recebeu e qual percentual dos votos totais está sujeito a alteração.

 

Anulados

Quanto aos votos em candidato cujo registro já estava indeferido definitivamente no dia da votação, eles são anulados e não serão contabilizados para qualquer finalidade. O mesmo acontece quando o eleitor vota branco ou nulo por vontade própria. Esses votos não são considerados para nenhum fim e assim permanecerão. Eles são inclusive excluídos do cálculo dos chamados “votos válidos”.

 

Número de cadeiras

Os votos dos candidatos a vereador indeferidos com recurso, enquanto estiverem nessa condição, não são computados para definição da quantidade de cadeiras na Câmara. Apenas os votos válidos dados a candidatos ou legendas são contados. Se ao final o registro do candidato for deferido, seus votos passam a ser contados como válidos e é realizado um recálculo para a definição das cadeiras.