Política

Eleições 2018: conheça o e-Título

 

Com o remanejamento de algumas sessões eleitorais, mudanças de nomenclatura de zonas, uma opção para os eleitores se atualizarem e não errarem o local de votação nas eleições 2018 é o E-título, documento digital com a mesma validade do impresso, desenvolvido pela Justiça Eleitoral Brasileira.

A diretora do Fórum Eleitoral de Cascavel, Andreia Schmitt, conta que há muitos benefícios nessa nova ferramenta. “Está disponível nas lojas de aplicativos de todos os smartphones. Não precisa mais do papel, agora é muito mais fácil e prático para o eleitor”. O aplicativo foi lançado no fim do ano passado e já conta com mais de cinco milhões de downloads.

O E-título diz o local exato da sessão, com endereço. “No título impresso está somente os números da zona e a sessão, com o aplicativo o eleitor vê o endereço, o nome da escola, para facilitar a localização. Além de que nessa modalidade o título sempre vai estar atualizado se houver alguma mudança”, diz.

Com a apresentação do título digital, como já possuí foto, o eleitor usará um QR Code dentro do aplicativo para a validação na zona eleitoral, e poderá votar tendo em mãos apenas o documento digital.

Porém, conforme Andreia, a tecnologia só funciona com quem já fez a biometria. Os eleitores que ainda não regularizaram os documentos só poderão atualizar os seus cadastros em novembro.

Foto: Reprodução

Legenda: Aplicativo E-título substitui documento impresso

RETRANCA

Mudanças

Conforme a diretora do Fórum Eleitoral, Andreia Schmitt, houve uma mudança de nomenclatura das zonas eleitorais, as antigas 184 e 185, se tornaram respectivamente 143 e 068. “Tivemos essa mudança, mas nada que interfira para os eleitores. Porém tivemos alguns remanejamentos de sessões eleitorais”. Por exemplo, na antiga zona 184, atual 143, foram remanejadas sessões de nove colégios eleitorais para outras escolas.

Para verificar o local de votação, os eleitores, além do aplicativo E-título, podem procuram a sede do fórum que fica na Rua Indira Gandhi, 551, no Bairro Alto Alegre, entre as 12h e às 19h, ou ainda ligar nos telefones: (45) 3226-6822 e (45) 3226-8571, que possuem o mesmo horário de expediente. Outra forma é acessando o site: www.tre-pr.jus.br, que já abre a página “Serviços ao eleitor”.

Ainda no dia da eleição, os locais extintos estarão identificados com faixas orientando os eleitores ao novo endereço da sua sessão.

Mesários

O Tribunal Regional Eleitoral divulgou a lista completa dos eleitores convocados para trabalhar como mesários nas eleições gerais de 2018 em Cascavel. As cartas convocatórias já foram encaminhadas e os eleitores têm até o dia 9 de junho para comparecer ao Fórum Eleitoral de Cascavel para assinar a convocação e marcar a data de treinamento. A lista pode ser consultada no site www.oparana.com.br.