Cotidiano

Eleição: TRE desarticula ?central de boatos? pela internet em Nova Iguaçu

RIO – Pelo menos três pessoas foram detidos numa operação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), nesta quinta-feira, sob a acusação de propaganda negativa e difamação de candidatos pela internet em municípios da Baixada Fluminense. Os suspeitos foram encaminhados à 158º Zona Eleitoral, em Nova Iguaçu. No endereço do escritório que foi alvo da apreensão, em Nova Iguaçu, fiscais do tribunal encontraram material de campanha do candidato a prefeito e deputado estadual Rogério Lisboa (PR).

O juiz responsável pela propaganda eleitoral, Marcelo Rubiolli, disse que os acusados comandavam uma ?central de boatos? por meio de três computadores. Segundo o magistrado, o trio detido espalhava charges e reportagens com conteúdos difamatórios por meio de perfis falsos em redes sociais. Os suspeitos também seriam responsáveis por gerenciar o perfil oficial da campanha de Lisboa e também produziriam pesquisas de intenção de voto sem registro, o que é proibido por lei.

? Eles (os acusados) criavam perfis falsos onde estavam ancoradas fan pages que criam esse conteúdo digital difamatório. Os detidos trabalhavam para o candidato (Rogério Lisboa). Mas também apuramos que produziam esse tipo de propaganda negativa contra outros candidatos em Queimados, Mesquita e Casemiro de Abreu ? afirmou Rubiolli.

O juiz disse que o artigo 57 da lei das eleições proíbe o gerenciamento de escritórios para mídia difamatória e prevê pena de até quatro anos de prisão.

Procurada, a campanha de Lisboa ainda não se manifestou sobre o assunto.