Cotidiano

?Eleição presidencial está fora de agenda?, diz Alckmin

SÃO PAULO – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta terça-feira que o tema eleições presidenciais está “fora da agenda” neste momento. Alckmin saiu fortalecido das eleições municipais com a vitória de João Doria, seu afilhado político, no primeiro turno da eleição municipal. Ele defendeu que, por ora, todos se concentrem nas reformas estruturais e na retomada da economia.

– O tema eleição presidencial está fora da agenda. Nós estamos em 2016, a crise é muito grave. Temos que ajudar a retomar o emprego e a renda. É preciso ter rapidez nas reformas estruturais para gerar confiança no investido. Esse deve ser o foco – defendeu ele em uma ação comemorativa ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção ao câncer de mama.

Alckmin disse que as eleições municipais em todo o país “mostram bem a derrocada do PT” e o fortalecimento de outros partidos, como o PSDB.

– O que chama atenção é que encerra um ciclo que começou com o desequilíbrio fiscal, denúncias e impeachment e mostra bem a derrocada do PT. De outro lado, mostra o fortalecimento, a revitalização de alguns partidos, não só o PSDB.

Para o tucano, a eleição de Doria ainda no primeiro turno, mostra um “recado forte” da população paulistana. Ele negou que vá interferir nas escolhas do secretariado municipal e disse que agora será possível fazer mais parcerias entre governo e prefeitura, como na saúde e na segurança pública.

Questionado sobre uma possível expulsão de quadros do partido dissidentes de Doria, o governador respondeu que “cada um tem liberdade de tomar suas atitudes”.

– Política não se obriga, se conquista. Queremos estar todos juntos para servir a população de São Paulo.