Cotidiano

Eleição do Sinteoeste é hoje

Hoje é dia de eleição no Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior do Oeste do Paraná). Quase 700 pessoas vão às urnas, das 9h às 21h, para escolher a diretoria do próximo biênio.

Podem votar os profissionais que fazem parte do sindicato. As urnas estão disponíveis nos câmpus da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) de Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, no HU (Hospital Universitário) e na reitoria.

Polêmica

Durante a campanha, a chapa de oposição, que tem como candidato a presidente o servidor do Huop, enfermeiro Giancarlo Tozo, pediu a impugnação da chapa Sinteoeste sempre na luta, da candidata Francis Mari Guimarães Nogueira, que hoje é vice na atual diretoria, presidida por Grace Kelly Bourscheid – esta que em 2017 concorre como vice-presidente com a professora Francis.

O pedido foi acatado pela Justiça do Trabalho, em Cascavel, que deu liminar favorável a Tozo, mas negado por duas vezes pela Comissão Eleitoral do sindicato. Na liminar, fica claro que não é permitida reeleição dos membros da diretoria, conforme o artigo 22, do estatuto sindical. Neste caso, de acordo com denúncia feita por um servidor que não quis se identificar, oito membros da chapa de Francis, incluindo a candidata, estão em desacordo com o artigo e tentam a reeleição.

Mandado de segurança

No entanto, a impugnação não foi confirmada pelo sindicato, que mantém a eleição normalmente. O que se aguardava até o início da noite de ontem era o resultado de um mandado de segurança, solicitado pela chapa Sinteoeste sempre na luta, após ser notificada da liminar ainda na semana passada. A resposta, que viria do Tribunal Regional Eleitoral, de Curitiba, não havia sido divulgada até o fechamento desta edição.