Cotidiano

Eleição de Trump é oportunidade para a Europa, diz chanceler britânico

BRUXELAS ? O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou nesta segunda-feira que a vitória eleitoral do republicano Donald Trump para a Presidência dos EUA é um momento de oporturnidade para a Europa. A declaração do chanceler, que assumiu o cargo depois de os britânicos terem votado pela saída da União Europeia (UE), aconteceu na sua chegada a Bruxelas para um reunião regular com seus homólogos do bloco. No entanto, ele foi alvo de duras críticas da chefe da chancelaria europeia por não ter comparecido a uma reunião especial sobre o resultado das eleições americanas.

? Eu acho que há muito de positivo (na eleição de Trump) e é muito importante não pré-julgar o presidente-eleito ou o seu governo ? disse Johnson, segundo o “Independent”. ? Todos nós precisamos esperar e ver o que eles criarão. Mas eu acho que deveríamos ver isso como um momento de oportunidade. Donald Trump é um negociador e isso poderia ser bom para o Reino Unido e para a Europa.

O chanceler britânico foi criticado por não ter comparecido a uma reunião anterior em que ministros das Relações Exteriores do bloco discutiram o impacto da vitória de Trump. O resultado da eleição foi uma surpresa para muitos líderes de dentro e fora dos EUA, que apostavam na eleição da democrata Hillary Clinton.

Segundo a chefe da chancelaria europeia, Federica Mogherini, algumas nações expressaram que não estavam surpresas pela ausência de Johnson na reunião. Ele foi o primeiro líder internacional a receber um telefonema do vice de Trump, Mike Pence, após a vitória republicana ter sido confirmada nos EUA.

? Alguns ministros não vieram por razões políticas, um deles em particular. Mas eu posso também compartilhar que alguns na Europa ficam surpresos não por este país se ausentar, mas por ainda estar presente nesta mesa. Eu imagino que seja normal para um país que tenha decidio deixar a UE não estar interessado em nossas discussões sobre o futuro das nossas relações com os EUA.

Além disso, ela descreveu a reunião dos líderes do bloco como um encontro muito frutífero e ressaltou que a UE manterá a sua parceria com os EUA.

? Nós decidimos nos engajar com a nova administração já a partir destas primeiras semanas de transição ? disse, complementando que o futuro secretário de Estado de Trump será convidado a participar de um encontro com os chanceleres da UE.