Cotidiano

Eleição de nova diretoria da Unimed-Rio em risco

RIO – Está convocada para amanhã a eleição da nova diretoria da Unimed-Rio. No entanto, a destituição dos executivos, no dia 28 do mês passado, que parecia ter colocado uma luz no fim do túnel da turbulenta trajetória recente da cooperativa fluminense, que sofre de uma grave crise financeira e institucional, parece não ter sido suficiente para apaziguar os ânimos dos cooperados. Muito menos aponta para uma melhora no atendimento ao beneficiário do plano. A 3ª Via, movimento de oposição à antiga diretoria, não descarta entrar com recurso para suspender a assembleia marcada para a realização da eleição. Não bastasse a confusão interna, na última sexta-feira, foi comunicada a interrupção do atendimento aos beneficiários da Unimed-Rio pela Unimed Leste Fluminense.

A 3ª Via lançou um blog e uma enquete na internet (chapaterceiravia.com.br/enquete) em prol da eleição eletrônica para os novos executivos, em lugar da presencial. O edital de convocação estabelece um único local de votação na Barra da Tijuca. O objetivo do voto digital, diz a médica Ana Clara Sande, uma das líderes do movimento, é aumentar a participação dos cooperados que é muito baixa. Ela crítica o fato do edital não especificar o tempo de mandato, além de não ter se feito uma discussão prévia sobre salários e caminhos para a cooperativa.

? Se for um mandato ?tampão? deve ir até 2018, quando terminaria o da diretoria anterior. Em caso de novo mandato, serão quatro anos? Achamos que não deve haver reeleição. Reclamávamos da falta de transparência, mas isso não mudou com esse grupo de transição, até piorou. Não foi aberto o diálogo e as atitudes tomadas por eles, como pagar cooperados e não os prestadores de serviço, são claramente eleitoreiras. Os cooperados precisam aumentar a sua participação e o voto digital já foi adotado com sucesso pela Sociedade de Cardiologia, por exemplo, aumentando 37% a participação na eleição ? diz Ana Clara.

A votação digital, no entanto, enfrenta resistência de parte dos cooperados e não tem previsão no estatuto interno da entidade.