Cotidiano

Eleição de Doria no 1º turno representa ?brutal retrocesso?, diz Ivan Valente

SÃO PAULO – O deputado federal Ivan Valente (PSOL), candidato a vice na chapa da colega de bancada Luiza Erundina à prefeitura de São Paulo, afirmou que a vitória de João Doria (PSDB) ainda no primeiro turno representa um ?brutal retrocesso? para os serviços e direitos da população. O PSOL ficou em quinto lugar na disputa na capital paulista, com 3,18% dos votos válidos.

Em nota assinada representando a coordenação da campanha de Erundina, Ivan Valente afirmou que a candidatura de Doria é ?atrasada, que nega a política e deseduca nossa juventude?. Durante toda a campanha, o agora prefeito eleito repetia que não é político, e sim um gestor.

?Em São Paulo, a eleição de João Doria, já no primeiro turno, representará um brutal retrocesso para os serviços essenciais e os direitos da população, com o anúncio da ampliação da entrega, para o setor privado, dos equipamentos públicos. Uma candidatura que não tem vergonha de dizer que vai privatizar a cidade e governar para os interesses do capital. Mais do que isso, vence as eleições na maior cidade do país uma candidatura atrasada, que nega a política e deseduca nossa juventude?, afirmou o deputado.

Valente diz ainda que o resultado do pleito em São Paulo mostra que ?campanhas milionárias, apesar da proibição legal do financiamento empresarial, continuaram sendo desaguadouro do dinheiro de empresários e, infelizmente, triunfaram sobre um projeto de governo popular e democrático?.

Ele escreveu que o partido continuará com seus objetivos de ?romper com as velhas práticas? por meio da eleição de dois vereadores à Câmara: Toninho Vespoli e Sâmia Bomfim. Valente finaliza o comunicado fazendo um agradecimento a todos os que votaram na candidatura do PSOL em São Paulo e garante que ele e Erundina continuarão fazendo oposição ao governo do presidente Michel Temer na Câmara.