Cotidiano

Elas vão casar!

Na próxima sexta-feira (20), o programa Justiça no Bairro vai promover o casamento coletivo, evento que oficializará a união de 325 casais. A desembargadora Joeci Machado Camargo será a responsável pelo casamento civil. A celebração ocorre às 19h, no Ginásio do Centro Esportivo Sérgio Mauro Festugatto (Ciro Nardi).

Neste ano, um fato inédito ocorre no casamento coletivo. Nesta quinta edição do Justiça no Bairro, duas uniões homoafetivas serão feitas. Segundo a Secretaria de Assistência Social, não há registros de casamentos entre duas pessoas do mesmo sexo durante a realização do programa no município.

A novidade envolve dois casais de mulheres. Prestes a dizer o tão esperado ‘sim’ estão Elisiane e Jaqueline. As duas estão juntas há cinco anos e encontraram no casamento coletivo uma oportunidade de deixar o compromisso ainda mais sério. “O casamento coletivo surgiu por conta de uma amiga, que também vai participar. Nós já íamos oficializar no ano que vem, mas como surgiu esta oportunidade decidimos antecipar”, conta Jaqueline.

Virtual

Foi pela internet que as duas se conheceram. Elisiane é cascavelense, mas Jaqueline vem de longe, lá de Cuiabá (MT). “Depois de falarmos pela internet, resolvemos nos conhecer pessoalmente. Primeiro, eu vim pra Cascavel e depois a Elisiane foi para lá. Um tempo depois decidimos morar juntas e me mudei para o Paraná”, conta Jaqueline.

Sobre a reação de familiares e amigos em relação ao casamento, o casal só tem a agradecer o apoio. “Todos nos apoiaram e alguns amigos até disseram que vão lá [no Ciro Nardi] torcer por nós na sexta-feira”, celebra a noiva.

Os noivos e noivas podem levar quantos convidados quiserem e as vestimentas ficam a critério de cada um, sem nenhuma exigência específica.

Direito de Família

Como nas edições anteriores, o Justiça no Bairro promove ainda atendimentos no âmbito do Direito de Família em ações de divórcio, alimentos, guarda e responsabilidade, reconhecimento de paternidade e maternidade, união estável ou dissolução e regulamentação de visitas. Já na área cível haverá ações de interdição e de registros públicos em casos de retificação de registro civil, entre outros. A programação segue até sábado (21).