Cotidiano

El Niño: Temporal castiga mais 5,7 mil paranaenses

Fortes chuvas que ocasionaram estragos nos municípios de Corbélia e Matelândia

Corbélia – Há menos de um mês, o Oeste do Paraná registrou um dos piores cenários causados pela natureza. Um tornado, que atingiu o município de Marechal Cândido Rondon, destruiu centenas de imóveis, deixou muitas famílias desabrigadas e causou um prejuízo de aproximadamente R$ 90 milhões, obrigando a administração pública municipal a decretar situação de emergência.

Mais uma vez, o fenômeno El Niño tem provocado temporais em toda região. O início da noite de quarta-feira e da madrugada de ontem foi marcado por fortes chuvas que ocasionaram estragos nos municípios de Corbélia e Matelândia. Conforme o secretário de Assistência Social de Corbélia, Ricardo Sedlacek, 14 residências foram danificadas no distrito de Penha, e parte do asfalto próximo ao Lago Municipal cedeu, formando uma cratera.

Nesse último caso, uma família precisou sair da casa, pois havia risco de desabamento.

“Foi necessário tirá-los de lá. Assim, a prefeitura vai alugar um imóvel e abrigá-los temporariamente”, diz o secretário.

Em Matelândia, de acordo com o último boletim da Defesa Civil, três pessoas foram afetadas e permanecem desalojadas. Uma casa foi danificada pelo temporal. No Paraná, nove municípios tiveram prejuízos. Os afetados pelas chuvas chegam a 5.723, 103 deles permanecem desalojados e 157 estão desabrigados. Além disso, 1.295 residências tiveram algum tipo de avaria.

A situação mais grave ocorreu em Manfrinópolis, no Sudoeste do Estado, em que uma pessoa morreu e outra está desaparecida. A enxurrada danificou 300 residências, afetando 1,6 mil pessoas. A cidade de Santo Antonio do Sudoeste também registrou danos em 900 casas. Com isso, 50 pessoas ainda permanecem desabrigadas. Ao todo, o município contabilizou 1.550 atingidos.

Sessenta mil residências sem luz

Sessenta mil unidades consumidoras de energia em algum momento permaneceram sem luz devido ao temporal que iniciou na noite de terça-feira (9), conforme balanço divulgado pela Copel (Companhia Paranaense de Energia). Ao todo, 70 municípios registraram ocorrências de desligamentos. Na maioria dos casos, a energia foi restabelecida ainda durante a madrugada de ontem. Pela manhã, faltavam seis mil casas, principalmente as que estão localizadas nas áreas rurais.

Desabastecimento

As fortes chuvas e a queda de energia em alguns locais comprometeu também o abastecimento de água nas residências. Segundo a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) Ibema, Iguatu e o distrito de Juvinópolis foram os mais afetados, já que não havia energia no poço e na elevatória da Companhia. A Copel foi acionada para resolver o problema.