Cotidiano

Eike x Lampião: relações entre o empresário e o governo inspiraram música de banda carioca

RIO ? ?Prezo pela transparência?, ?Ganhei a licitação? e ?Não sou nenhum trapaceiro? são frases que podiam muito bem ter saído da boca do empresário Eike Batista nas entrevistas que concedeu pouco antes de ser preso pela Polícia Federal, anteontem. Mas, na realidade, foram proferidas por um Eike fictício em um impossível duelo narrado na música ?O encontro de Lampião com Eike Batista?, da banda carioca El Efecto, no disco ?Pedras e sonhos? (2012).

No tal encontro, o empresário dá o maior lance de uma licitação criada pelo governo para a administração de um terreno às margens do Rio São Francisco. Ao descer do ?grande urubu de lata?, como narra a canção que traz clara inspiração na literatura de cordel, a comitiva de Eike descobre que o cangaceiro e seus seguidores estão instalados na região. As promessas de vida nova (?Emprego teu bando inteiro/ Ainda te chamo para ser sócio!?) não atraem Lampião, que bota ?os hômi tudo de preto? para correr. O encontro de Lampião com Eike Batista (El Efecto)

? A gente fez a música em um momento em que o discurso da importância da parceria público-privada estava muito forte, como uma forma de solucionar os nossos problemas. E a figura do Eike disseminava muito, neste sentido. Ele tinha parcerias com o Cabral, com o Paes, com o governo federal? Eike era uma caricatura nisso. Um cara cujo objetivo era ser o homem mais rico do mundo e, ao mesmo tempo, era tratado como solução de um país ? explica Tomás Rosati, vocalista e percussionista da El Efecto, quinteto de presença forte na cena underground carioca e que já rodou o país em festivais independentes.

Links EikeO músico não acha que a prisão de Eike Batista tornará a música ? o maior sucesso do repertório da banda, que inclui quatro discos de estúdio (o quinto, em processo de produção, tem previsão de lançamento para os próximos meses) ? datada:

? Neste caso, Eike representa a metáfora de uma lógica. Assim como ele foi descartado pelo sistema, logo outro aparece para ocupar o espaço. Por um lado, há um sentimento de que alguma justiça pode estar sendo feita. Por outro, há a impressão de que enquanto a lógica capitalista persistir, o personagem vai se repetir.

Em 15 anos de estrada independente, a El Efecto, banda de rock que apresenta forte influência da música regional brasileira, preza pelo anseio em conjugar inquietações políticas, musicais e poéticas. Seu mais recente trabalho, o álbum ?A cantiga é uma arma? (2014), nasceu da criação de um formato de show ?de guerrilha?, acústico, com instrumentação e arranjos mais leves, para alcançar um maior número de pessoas em áreas com estrutura reduzida ? eles tocaram, por exemplo, em eventos sociais na Aldeia Maracanã, no Morro da Babilônia e em ocupações.

? Recebemos algumas críticas por conta da música, atacando-nos por termos essa orientação de esquerda, por romantizar a figura do Lampião… Ao mesmo tempo, ela é anterior às manifestações de 2013 e não entrou nesse período de grande polarização nas discussões políticas que vivemos. E também foi um importante meio de estreitarmos laços com lutas e iniciativas que defendemos ? conclui Rosati.