Cotidiano

Eike Batista visita culto evangélico em Rocha Miranda

RIO – ?Eike Batista aceitou Jesus. O diabo perdeu?. É a frase que acompanha o vídeo postado por Daniel Silva em sua página no Facebook na noite de segunda-feira, quando o fundador do grupo X participou do culto na Catedral das Assembleias de Deus em Rocha Miranda, bairro da Zona Norte do Rio. A notícia foi antecipada pelo colunista do GLOBO Lauro Jardim em seu blog. As imagens foram compartilhadas por dezenas de fieis, colocando o empresário em evidência nas redes sociais.

A aparição de Eike na igreja acontece pouco depois de um encontro com o jornalista Roberto D?Ávila, como noticiou Ancelmo Gois, colunista do GLOBO, em que comentou ser a mesma pessoa de sempre, mas ?US$ 30 bilhões mais leve”. É referência à derrocada do Império X, que ruiu depois que a joia da coroa do grupo, a petroleira OGX, entrou em recuperação judicial meses após confirmar não contar com o volume de óleo em reservas anunciado inicialmente.

Como a EBX ? a holding de Eike ? foi criada para funcionar com uma rede de empresas de forma integrada, a crise engoliu quase todo o grupo. Em setembro de 2014, depois de virar réu em ações penais por crimes financeiros, o empresário quebrou o silêncio de quase um ano e declarou ao GLOBO: ?Botei do bolso. Levaram todo o meu patrimônio?.

No início deste ano, ele anunciou um acordo com o Mubadala, fundo soberano de Abu Dhabi e um dos principais credores da EBX. Eike fechou um pacote de transferência de ações de quatro empresas do grupo, além do Hotel Glória para o investidor estrangeiro. A transação reduz as dívidas de Eike de forma relevante e quita os débitos do empresário com o Mubadala.

Pessoas ligadas ao empresário, dizem que ele vai aonde deseja e que a participação no culto parece ter sido uma visita episódica.

? Ele diz que vai a todo lugar onde se fala em nome de Deus. Ele tem as crenças dele ? comentou uma fonte que prefere não se identificar.

Eike teria ido ao culto a convite de um funcionário. Postagens no Facebook, como a da missionária Paula Rangel, que estava na igreja na segunda-feira, mostram que a visita causou surpresa também nos fiéis. ?Nessas idas e vindas ministrando a poderosa palavra do Eterno e fazendo o apelo para as as pessoas que querem aceitar a Cristo, ontem, tive a Surpresa desse homem, Eike Batista, recebendo a palavra do Eterno, Glóriaaa a Deus, que mais almas se rendam aos pés do Salvador!!!?, escreveu ela.

Sentado na primeira fileira, Eike recebeu a benção do pastor Danielzinho: ?Que ele (Eike) fale contigo, Senhor. Que ele tenha experiências contigo. Para que ele veja do mesmo jeito, Senhor, que o fez na minha vida e dos teus servos que estão aqui. Toma ele nas Tuas mãos. Eu o abençoo?. O empresário agradeceu, abraçou o pastor. De acordo com relato de Daniel Silva, postado em sua página no Facebook na manhã seguinte ao culto, Eike se emocionou e chorou durante a cerimônia.

Procurado, Eike não comentou, explicando ser uma questão de foro íntimo. A ligação do ex-bilionário com a espiritualidade é conhecida. Está estampada no nome de seus negócios, que sempre levaram a letra ?X?, que representa a multiplicação e ajudaria a acelerar a criação de riqueza. É um fã de astrologia e adotou o sol Inca como símbolo de suas empresas, sempre atento a harmonizar energias também no ambiente de trabalho.