Cotidiano

Eike Batista chega ao presídio Ary Franco após ser preso no Rio

RIO ? O empresário Eike Batista foi preso no aeroporto logo após chegar ao Rio, na manhã desta segunda-feira. Após passar por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), ele foi encaminhado para o presídio Ary Franco, em Água Santa, Zona Norte da cidade. Alvo de mandato de prisão preventiva da Operação Eficiência, deflagrada na última quinta-feora, Eike estava em Nova York e seu retorno foi negociado com a Polícia Federal.

A aeronave em que o empresário estava chegou por volta das 10h. Ele embarcou ontem às 21h45m (0h45m no horário brasileiro de verão) em Nova York com destino ao Brasil. No aeroporto JFK, o empresário afirmou ao GLOBO que volta ao Brasil para responder à Justiça e negou que já tenha negociado uma delação premiada. Na mesma entrevista, ele disse que “tem que mostrar o que é” e que precisa passar “as coisas a limpo”.

Eike Batista chega ao aeroporto do Rio

De acordo com a secretaria de Admnistração Penitenciária, uma transferência para outra unidade só é avaliada após o ingresso do preso no sistema.

O retorno de Eike ao Brasil foi negociado com a Polícia Federal. Investigadores à frente do caso no Rio confirmaram, ontem, que esperavam que o empresário se apresentasse nesta segunda-feira às autoridades. Eike teve seu pedido de prisão preventiva expedido na quinta-feira em decorrência das apurações da Operação Eficiência, desdobramento da Lava-Jato. Ele é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, por, segundo o Ministério Público Federal (MPF), ter pago US$ 16,5 milhões em propinas no exterior ao ex-governador Sérgio Cabral.

Eike Batista

Considerado foragido após não ter sido encontrado em sua casa na última quinta-feira, Eike assumiu, junto a autoridades brasileiras, o compromisso de voltar ao Rio. A PF decidira que, se o empresário não cumprisse o acordo, pediria imediatamente a prisão dele nos Estados Unidos. Caso fosse necessário, o pedido seria feito por intermédio do Departamento de Recuperação de Ativos Financeiros (DRCI), órgão do Ministério da Justiça.

A demora das autoridades brasileiras em conseguir que Eike fosse preso em Nova York, uma das cidades mais conhecidas pelo alcance de seu policiamento, não foi gratuita. Na verdade, em nenhum momento, os investigadores ou o governo brasileiro pediram que o empresário fosse de fato preso pela polícia americana.

Ao contrário de alguns países que iniciam buscas tão logo o nome do procurado seja incluído na lista da Interpol, os Estados Unidos exigem que a agência internacional ou o governo do país interessado na prisão faça um pedido específico ao ministério público local, e um juiz precisa deferir a solicitação. A Polícia Federal, deliberadamente, não deu este passo. O objetivo era conseguir que Eike se entregasse de forma negociada, o que vai ocorrer hoje.

‘Não sei o que esperar’, diz Eike de volta ao Rio

De acordo com autoridades brasileiras, a negociação é vantajosa, uma vez que a prisão do empresário no exterior exigiria um longo processo de extradição ou deportação, cujo trâmite poderia durar meses.

?PASSAR AS COISAS A LIMPO?

? Eu tô voltando e (vou) responder à Justiça, como é o meu dever ? afirmou no Aeroporto JFK antes de embarcar, acrescentando: ? Sentimento é de ter que mostrar o que é. Está na hora de eu ajudar a passar as coisas a limpo.

Eike confirmou que não tem ensino superior completo e que fez apenas dois anos do curso de engenharia na Universidade de Aachen e “saiu para trabalhar, para ganhar dinheiro”. E desconversou ao ser perguntado se, em algum momento, vai levar a público fatos até agora desconhecidos.

? Olha, como estou nessa fase, me entregando à Justiça, melhor não falar nada. Depois a Justiça, e o que for permitido falar, vai acontecer depois. Agora não dá.

Eike Batista fala durante entrevista que, se errou, tem que pagar pelos erros